Tecnologia

Mercado Livre confirma exposição de dados de 300 mil usuários

O grupo conhecido como Lapsus$, que roubou centenas de Gigabytes de dados da Nvidia e Samsung, agora invadiu o Mercado Livre

Nas últimas semanas, um grupo de hackers conhecido como Lapsus$ acessou informações confidenciais e código-fonte de duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, Nvidia e Samsung. Agora, o grupo conseguiu acessar o código-fonte do Mercado Livre.

A empresa Mercado Livre não é simplesmente uma loja online para vender e comprar produtos novos e usados. A empresa cresceu a ponto de ter seu próprio sistema de pagamento, chamado Mercado Pago, no qual os usuários podem adicionar seus cartões de débito ou crédito para fazer compras não só na loja do Mercado Livre, mas também em outros países, também sendo possível para fazer pagamentos, transferências de dinheiro e até mesmo solicitar crédito. É uma das plataformas de moeda e compra/venda mais utilizadas em toda a América Latina.

Agora empresa confirmou por meio de nota que detectou que “parte do código-fonte do Mercado Livre foi objeto de acesso não autorizado“, afetando aproximadamente 300 mil usuários da plataforma globalmente, esclarecendo também que a empresa possui cerca de 140 milhões de usuários, portanto o número de contas afetadas seria muito pequeno. A empresa continua:

Até agora, e com base em nossa análise inicial, não encontramos nenhuma evidência de que nossos sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que senhas de usuários, saldos de contas, cartões de pagamento ou outros tenham sido obtidos”.

O Mercado Livre garante que está “tomando medidas rigorosas para evitar novos incidentes“. Mas vale ressaltar que toda vez que ocorre uma falha de segurança como essa, é recomendável que os usuários do serviço ou plataforma alterem sua senha e ativem a autenticação em duas etapas, caso ainda não a tenham, para evitar o acesso indevido ao seu contas, informações ou tentativas de fraude. Se você é usuário do Mercado Livre, é bom seguir estas recomendações.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.