Nas últimas semanas, um grupo de hackers conhecido como Lapsus$ acessou informações confidenciais e código-fonte de duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, Nvidia e Samsung. Agora, o grupo conseguiu acessar o código-fonte do Mercado Livre.
A empresa Mercado Livre não é simplesmente uma loja online para vender e comprar produtos novos e usados. A empresa cresceu a ponto de ter seu próprio sistema de pagamento, chamado Mercado Pago, no qual os usuários podem adicionar seus cartões de débito ou crédito para fazer compras não só na loja do Mercado Livre, mas também em outros países, também sendo possível para fazer pagamentos, transferências de dinheiro e até mesmo solicitar crédito. É uma das plataformas de moeda e compra/venda mais utilizadas em toda a América Latina.
Agora empresa confirmou por meio de nota que detectou que “parte do código-fonte do Mercado Livre foi objeto de acesso não autorizado“, afetando aproximadamente 300 mil usuários da plataforma globalmente, esclarecendo também que a empresa possui cerca de 140 milhões de usuários, portanto o número de contas afetadas seria muito pequeno. A empresa continua:
“Até agora, e com base em nossa análise inicial, não encontramos nenhuma evidência de que nossos sistemas de infraestrutura tenham sido comprometidos ou que senhas de usuários, saldos de contas, cartões de pagamento ou outros tenham sido obtidos”.
O Mercado Livre garante que está “tomando medidas rigorosas para evitar novos incidentes“. Mas vale ressaltar que toda vez que ocorre uma falha de segurança como essa, é recomendável que os usuários do serviço ou plataforma alterem sua senha e ativem a autenticação em duas etapas, caso ainda não a tenham, para evitar o acesso indevido ao seu contas, informações ou tentativas de fraude. Se você é usuário do Mercado Livre, é bom seguir estas recomendações.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.