A gigante de telecomunicações Google está introduzindo o smartphone de “baixo custo” em seis países africanos, onde a maioria da população ainda não tem dispositivos com acesso à Internet.
O nome do smartphone é Hot 2 e o desenvolvimento do aparelho está a cargo da empresa Infinix em coordenação com o Google . Este smartphone foi anunciado com um preço de mercado sugerido de US$ 88 (aproximadamente R$295). Os países que irão oferecer este telefone móvel em lojas são a Nigéria, Egito, Gana, Costa do Marfim, Quênia e Marrocos, relata a AP.
A empresa Infinix trabalhou com o Google no Hot 2 como parte de um programa chamado “One Android”, que fez sua estreia na Índia no ano passado. O projeto “One Android” representa uma tentativa do Google em reduzir os preços de smartphones nas regiões menos desenvolvidas do mundo, onde os computadores ainda são considerados um luxo para a grande maioria da população.
A Google realiza consulta com os fabricantes de dispositivos para desenvolver jogos baratos que podem ser executados na versão mais recente do seu software Android. O smartphone Hot 2 é vendido atualmente com a versão ‘Lollipop’ do Android, mas o dispositivo é capaz de se adaptar para executar a próxima atualização do Android, chamada ‘Marshmallow’ que será lançada ainda neste ano.
O objetivo específico de empresas como Google, Facebook e outras empresas de Internet é tentar chegar a mais pessoas on-line em lugares como a África para expandir as suas audiências e, finalmente, vender mais publicidade digital. Como parte desse esforço, a Google já construiu uma rede de fibra óptica para fornecer acesso rápido à Internet em Kampala, capital do Uganda.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.