Tecnologia

Google estará fechando seu serviço de encurtamento de URL

O Google anunciou que está encerrando o serviço de encurtamento de URL, goo.gl. A empresa informa que os usuários novos e anônimos não poderão criar links através do encurtador a partir de 13 de abril, mas os usuários existentes poderão usá-los por mais um ano – após este período, ele será completamente descontinuado.

O engenheiro de software do Firebase, Michael Hermanto, diz que a empresa introduziu o encurtador de URL em 2009 e que, desde então, as formas pelas quais as pessoas compartilham informações na web mudaram, enquanto encurtadores de URL adicionais cresceram em popularidade. Ele observa que o Google está refocalizando seus esforços substituindo-o pelo Firebase Dynamic Links (FDL), que permite aos usuários redirecionar para locais específicos em aplicativos iOS, Android ou da web.

Os usuários existentes poderão criar URLs abreviadas e exportar dados do console goo.gl até 30 de março de 2019. Depois disso, os links encurtados continuarão a redirecionar para seus destinos, mas não serão migrados para o novo console do Firebase.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.