Usar a internet é como andar na rua: há perigos para todos os lados, mas eles oferecem menos risco para as pessoas que evitam ruas inseguras, desconfiam de movimentações estranhas e se informam sobre as possibilidades de se tornar alvo de qualquer tipo de crime.
As atividades nas quais nos envolvemos online abrangem vários aspectos da vida: compras, transações bancárias, acesso a sistemas relacionados ao trabalho ou à educação ou à diversão. É importante se preocupar com a segurança dos cassinos online, do internet banking, da conta de e-mail ou da loja virtual que você acessa.
Um tipo de crime virtual bem conhecido e que pode causar transtornos enormes para as vítimas é a clonagem de cartão de crédito. Geralmente, essa fraude ocorre a partir da prática do phishing, que tem se tornado muito comum na internet.
No phishing, os autores do golpe enviam e-mails em massa nos quais se passam por bancos, lojas virtuais ou instituições do tipo. Normalmente, os e-mails falam em dívidas em atraso ou problemas de cadastro. O e-mail leva a vítima a acessar um site falso e a preenchê-lo com seus dados do cartão de crédito e CPF. É assim que os criminosos ganham acesso a essas informações. Serviços de tecnologia, como Google, Facebook e Netflix, também podem ser utilizados por golpistas em ações de phishing.
Além de fraudes como phishing, uma das maiores ameaças aos usuários da web são os malwares – ou, como são chamados cotidianamente, os vírus, que são programas que causam malefícios ao sistema do computador. Entre eles estão os spywares, que recolhem informações como histórico de navegação e senhas para repassá-las a terceiros. Os famosos cavalos de troia são malwares que se instalam no computador disfarçados em programas ou atividades aparentemente inofensivas.
A seguir, confira algumas dicas para evitar cair em armadilhas na internet.
Senhas
As senhas são um aspecto fundamental da segurança online, e uma das principais dicas sobre senhas é não se submeter à facilidade de usar a mesma senha para todos os serviços. Isso facilita bastante com que criminosos consigam acessar suas informações pessoais. Outras dicas importantes sobre senhas são:
– Usar, no mínimo, oito caracteres;
– Mesclar letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos;
– Fugir das opções mais fáceis, como nomes relacionados a pessoas próximas, animais de estimação e gostos e atividades pessoais, datas de nascimento e palavras simples;
– Manter atualizadas as perguntas de segurança para casos de esquecimento de senha, nos serviços que as oferecem;
– Alterar as senhas a cada três meses.
Malwares
Para evitar que malwares se instalem no computador, é necessário seguir as seguintes recomendações:
– Tome cuidado com qualquer coisa que seja oferecida de graça através de links ou anúncios que clamem que você ganhou prêmios;
– Quando você não conhece o remetente do e-mail ou não tem certeza quanto à sua autenticidade, não abra links nem faça downloads;
– Evite baixar músicas, filmes ou episódios de séries piratas, pois esses arquivos podem conter malwares;
– Tome cuidado com mensagens em redes sociais, como Instagram, Twitter e Facebook, que contenham links suspeitos ou tenham muitas pessoas marcadas;
– Mantenha atualizados os antivírus nos equipamentos que você usa para acessar a internet;
– Execute a análise de qualquer dispositivo de armazenamento que conectar ao seu equipamento, como pen-drives, HDs externos, CDs e DVDs.
Navegadores
Os navegadores costumam ser úteis para identificar sites com softwares prejudiciais ou que constituem um caso de phishing. Porém, para aproveitá-los melhor, vale a pena ficar atento às seguintes dicas:
– Verifique as características de segurança de cada navegador e escolha aquele que mais se adapte às suas necessidades;
– Tenha sempre a versão mais recente do navegador, para que ele identifique os sites de phishing.
Transações financeiras
Acessar o internet banking exige toda a atenção e cuidado por motivos óbvios. Uma vez que criminosos tenham acesso à sua conta online, você e todo o patrimônio que tiver na conta estarão em perigo. Neste aspecto, a dica mais segura é verificar se o site do banco ou da loja online que você está acessando possui o certificado HTTPS na barra de endereço. Se possuir, estão garantidos a criptografia dos dados e a integridade e a confidencialidade das informações. Além disso, observe as dicas a seguir:
– Ao acessar portais bancários, digite diretamente o endereço do banco para evitar o phishing;
– Se receber e-mails que alegam virem de bancos, entre em contato com o banco para verificar a informação;
– Não use computadores públicos para acessar internet banking.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.