O crescimento das operações financeiras online no Brasil tem sido constante nos últimos anos, com uma ampla gama de opções disponíveis para os consumidores. Desde transações bancárias, pagamentos de contas e obtenção de empréstimo pessoal online, as operações financeiras pela internet têm crescido e ganhado cada vez mais popularidade no país.
Uma das principais razões para o crescimento na “digitalização” das operações financeiras no Brasil é o aumento da conectividade e acessibilidade à internet. Com mais pessoas tendo acesso ao mundo online, é natural que haja uma demanda por serviços financeiros deste tipo, que são mais convenientes e fáceis de usar do que as opções tradicionais.
As operações financeiras online também têm se beneficiado do aumento da adesão às tecnologias móveis, como smartphones e tablets. Isso permite que os consumidores façam transações financeiras e acessem seus saldos e extratos a qualquer hora e em qualquer lugar, o que é uma grande vantagem para aqueles que não têm acesso fácil a uma agência bancária ou caixa eletrônico.
Outra razão para o crescimento das operações online no Brasil é o aumento da competição entre as instituições financeiras. Com mais opções disponíveis para os consumidores, bancos tradicionais e digitais acabam oferecendo taxas de juros mais baixas, serviços mais convenientes e promoções atrativas para atrair novos clientes e fidelizar os que já estão inseridos no mundo de transações em poucos cliques.
Se por um lado as operações financeiras online trazem uma grande facilidade para os usuários, pois permitem acessar serviços bancários e realizar transações de maneira rápida e prática, sem precisar se deslocar até uma agência bancária ou usar dinheiro físico, essa facilidade também traz um perigo, pois os golpistas e os hackers podem aproveitar as vulnerabilidades dessas plataformas para roubar informações pessoais e dinheiro dos usuários.
Um levantamento realizado pela empresa Check Point Software aponta que o Brasil teve um aumento de 62% no número médio de ataques hackers semanais às organizações. A média atual no país é de 967 ataques deste tipo por semana. Ainda segundo a pesquisa, o aumento na média mundial foi menor, mas ainda assim chama atenção, chegando a 40% de crescimento entre 2020 e 2021.
Diante deste cenário, as instituições financeiras vêm investindo na segurança das plataformas online, na tentativa de amenizar os casos de golpes que possam vitimar clientes. Várias medidas de segurança foram desenvolvidas e implementadas ao longo do tempo, desde a obrigatoriedade do uso de senhas “fortes” e seguras até outras ferramentas como a autenticação de dois fatores, biometria e reconhecimento facial, para proteger as informações e evitar fraudes online.
Tendo em vista essa preocupação com a segurança do mundo digital, muitas pessoas ainda optam por utilizar os métodos tradicionais, como fazer depósitos em uma agência bancária ou pagar os boletos em bancos e lotéricas. Um dos maiores medos dessas pessoas é o de ser vítima de fraude ou de perder o acesso ao dinheiro de alguma forma. Portanto, a melhor forma de gerir o dinheiro e realizar operações financeiras é simplesmente a que o cliente está mais familiarizado e confiante para aderir. Com o tempo, a tendência é de que os serviços se tornem cada vez mais digitalizados, no entanto, enquanto isso não acontece, os cidadãos podem realizar suas operações da forma que se sentem mais seguros para dormir tranquilos à noite.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.