A partir das 14 horas desta terça-feira (19), as principais operadoras de telefonia móvel do Brasil terão que cumprir a determinação da Justiça de bloquear o aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o território nacional. Desta vez, a decisão é da juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro, Daniela Barbosa Assunção de Souza.
Com a determinação, alguns usuários que não abrem mão do uso do WhatsApp buscam alternativas para não deixar de trocar informações constantes com sua rede de contatos. Dentre elas, o download de qualquer aplicativo de VPN gratuito, visando driblar a proibição. No entanto, é válido frisar que, em tese, ao fazer download de VPN, há riscos de vazamento de dados particulares do dispositivo, então é bom usar essa alternativa com cautela. Neste caso, uma opção seria contar com o app PSafe Total, que é capaz de avaliar a segurança de qualquer aplicativo baixado no smartphone e alerta o usuário caso haja riscos, podendo ser feita sua remoção no ato.
Para acabar com a ‘abstinência’ do app pelos usuários, a PSafe listou algumas opções seguras para substituir o WhatsApp.
Confira a lista:
1) Line
Criado no Japão, o app existe desde 2011 e permite a publicação de informações no formato de linha do tempo, tal como acontece no Facebook. Além disso, é possível ligar para pessoas que estejam usando o programa no computador. Quem baixa o app faz ligações, compartilha vídeos, fotos e troca mensagens instantâneas.
2) WeChat
Assim como o WhatsApp, WeChat faz chamadas e envia mensagens. A diferença é que, neste app, também é possível fazer chamadas de vídeo em grupo. Ou seja, você reúne vários amigos e consegue ver cada um deles numa parte da tela. O app está disponível nos principais sistemas operacionais.
3) Viber
Outro app gratuito e uma concorrência pesada para o WhatsApp é o Viber. Ele possui todas as funções que o app bloqueado no Brasil tem. Porém, suas chamadas por áudio possuem uma qualidade superior e o Viber também tem emojis diferentes. Para quem procura novidades, esta é uma ótima opção.
4) Telegram
A internet só fala deste app como o grande substituto do WhatsApp. O app é recente e surgiu em 2013 como concorrente das opções acima. Também utiliza os contatos da agenda para interação, é gratuito e permite que o usuário personalize cada janela de conversa com uma imagem específica.
5) Facebook Messenger
Se você tem um perfil no Facebook já conhece muito bem este app. Afinal, a rede social basicamente obrigou os usuários a baixarem a extensão. Nela você consegue ligar, trocar mensagens e ainda ver o perfil do Facebook de quem você está conversando. Também mostra o horário de visualização das mensagens e até a localização, se a opção for habilitada pelo usuário. Para quem não se importa com privacidade esta é a melhor pedida.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.