Tecnologia

Aplicativo aposta no comportamento colaborativo como ferramenta de segurança

O aplicativo Polícia Popular chegou para transformar a segurança nas cidades. Com funcionalidades que permitem às pessoas mandarem alertas em tempo real sobre episódios de risco onde se encontram, o app tem como carro-chefe o comportamento colaborativo dos cidadãos.

Assaltos, furtos, animais ou pessoas perdidas, acidentes de carro e violência contra a mulher são alguns dos casos que podem ser notificados e até impedidos de se concretizarem, dependendo da rapidez com que os alertas surgem nos aparelhos dos usuários.

Pensado como uma ferramenta de comportamento colaborativo, assim como o Waze é para o trânsito, por exemplo, o Polícia Popular tem como objetivo levar mais segurança às pessoas através de um mapeamento dos casos de risco que acontecem a todo o momento nas cidades. Mais do que meramente informativo, o aplicativo tem como principal característica o “call to action”, convidando as pessoas a se engajarem em compartilhar ocorrências, informando e sendo informadas em tempo real. Dessa forma, há a possibilidade de identificar as precauções necessárias de acordo com o ocorrido na região em que se está.

“O Polícia Popular vai trazer maior segurança para as cidades, e o melhor é que ele não depende de órgãos públicos. A própria população, colaborando com informações e alertas, fará a diferença no dia a dia de milhões”, diz Alessandro Bertolotto, diretor comercial do aplicativo.

Como usar

Ao baixar o aplicativo, o usuário pode se conectar tanto com a sua conta no Facebook e efetuar o cadastro automaticamente, quanto utilizar algum outro e-mail. A partir daí ele tem acesso a um mapa que mostra, através de ícones, os alertas recebidos, que podem ser realizados de forma anônima. O usuário também consegue pesquisar um local específico para saber se há alertas naquela região, monitorando endereços de amigos e familiares, por exemplo.

Outra característica do app é o acesso rápido aos principais números de emergência, como o corpo de bombeiros e a polícia militar. Além disso, o aplicativo mostra quais são os hospitais e delegacias mais próximos da sua localização e, através do Waze, direciona as pessoas até esses locais.

Alertas

O botão de alerta do Polícia Popular pode ser ativado rapidamente e a qualquer momento. Quando acionadas, as ocorrências aparecem no mapa do aplicativo, indicando seu local exato e notificando as pessoas em tempo real do ocorrido. A seguir a lista dos alertas disponíveis:

  • Acidente
  • Suspeito
  • Roubo
  • Roubo de Veículo
  • Furto
  • Assédio
  • Pessoa Desaparecida
  • Animal Perdido
  • Motorista Embriagado
  • Drogas
  • Sequestro
  • Homicídio
  • Foragido

Você consegue baixar o Polícia Popular gratuitamente na Google Play Store (https://play.google.com/store) ou na App Store (www.appstore.com).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.