Notícias

TCC pronto: Aprenda a fazer um TCC rapidamente

Se você é um universitário, ou pós-graduando, e está concluindo o curso online ou presencial deve estar se preparando para começar a escrever o trabalho de conclusão de curso ou até mesmo já começou.

Muitos alunos, mesmo na reta final de sua jornada, ainda não tem um norte claro e tudo o que fazem é encarar uma página em branco e buscam até mesmo na internet por quanto custa um tcc completo.

Evite ter que sentir essa frustração de escrever e reescrever o texto inúmeras vezes e seu orientador mandar mudar tudo de novo no final.

Nesse artigo vamos mostrar os principais passos para ser aprovado e conseguir deixar o seu TCC pronto em poucos dias.

Começando pelo mais importante

O primeiro passo que você tem que ter em mente é que o TCC é uma pesquisa científica, um tipo diferente de gênero textual voltado para o público acadêmico.

A produção de um TCC é dividida em muitas etapas. A seguir vamos apresentar as principais:

  1. Você precisa de uma pergunta norteadora, um problema de pesquisa. A partir dele irá construir o estudo.
  2. É necessário aprender a utilizar a metodologia científica para poder ir em busca de uma resposta.
  3. Será necessário investigar e estudar conhecimentos científicos existentes, para organizá-los e referenciá-los em sua escrita.

Depois, a partir dessa mixagem vai surgir um conhecimento produzido por você. Em um trabalho de conclusão de curso você não inventa, apenas cria um novo conhecimento a partir de dos outros.

Escolha do tema e sua importância

Um dos elementos mais importantes para download monografis é a delimitação do tema.

Não apenas por ser o início de tudo, mas especialmente pela dificuldade ou facilidade de desenvolvimento durante o resto do trabalho.

Um tema bem escolhido facilita a identificar o problema dos objetos e dos seus objetivos, tanto geral quanto específicos, além da hipótese na conclusão.

Um ótimo tema permite que você desenvolva de forma mais rápida a elaboração do seu TCC, sendo possível evitar a necessidade de corrigir constantemente a estrutura, evitando um retrabalho desnecessário.

Mas como escolher um tema para TCC?

trabalho de conclusão de curso como fazer TCC

Primeiro, você precisa possuir um tópico principal que vai ser o norte de toda a sua pesquisa.

Você também precisa definir um tópico secundário, que será o ponto de abordagem da análise do assunto principal.

Em seguida é necessário uma palavra de ligação: é uma palavra que indicará a relação entre o tópico principal e o secundário.

Ao final, você deve restringir o tema. Em outras palavras, você necessita delimitar o tema, diminuindo aos poucos o tamanho da análise.

A importância do fichamento

De longe, a principal técnica para fazer seu TCC ser feito com rapidez, além de qualidade, é o fichamento correto.

Fazer um fichamento significa anotar as partes mais importantes dos artigos, livros e documentos que você estiver pesquisando para fazer o TCC.

Antes de redigir a primeira frase do primeiro capítulo do seu projeto, é recomendável que você faça uma coleção de citações.

Isso vai ajudá-lo a estabelecer tópicos. Dessa forma, você vai saber exatamente o que escrever em cada capítulo do seu projeto, evitando o “branco” na hora da construção da estrutura.

Menos conversa, mais mão na massa

Não se deixe levar pro essa ideia ridícula de que o TCC é impossível e põe logo a mão na massa. Faça o seguinte:

  1. Tente separar os 3 assuntos que você mais gostou de estudar no seu curso;
  2. Procure pelas principais dificuldades, dúvidas ou características deles.

Esse é um ótimo ponto de partida para a conclusão do seu trabalho de conclusão de curso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas! Diga adeus às rugas e flacidez com o bioestimulador de colágeno! Recupere a juventude com sessões de microagulhamento! ora-pro-nobis e seus benefícios! Estas dicas simples ajudarão você a manter sua casa em dia! Estas dicas incríveis para sua refeição noturna podem ajudar a emagrecer! Mantenha o aroma fresco em suas roupas após a lavagem com estas dicas! Descubra por que é melhor evitar café preto na dieta das crianças! Importante: o sono ruim tem um impacto direto nas suas emoções!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.