Notícias

SENAI-RN abre vagas gratuitas para cursos técnicos em Natal e Mossoró

Inscrições devem ser realizadas online até 09 de abril

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte (RN) anunciou nesta quarta-feira (29) a abertura de 280 vagas para cursos técnicos gratuitos em Natal e Mossoró. As inscrições já estão disponíveis e devem ser realizadas até 09 de abril ou até que seja alcançado o limite máximo de 300 inscrições por turma.

Os cursos oferecidos são de Técnico em Administração e Técnico em Eletrotécnica, em ambos os municípios, com adição de Técnico em Informática para Internet em Natal e Técnico em Petróleo e Gás em Mossoró. As aulas serão presenciais e gratuitas, mantidas e ministradas pelo SENAI-RN.

Para concorrer a uma vaga, os pré-requisitos incluem ter, no mínimo, 16 anos e ter concluído o Ensino Médio (ou equivalente) ou estar cursando o segundo ano do Ensino Médio.

Durante a inscrição, também é necessário ter condição de baixa renda autodeclarada e não estar cursando nem ter matrícula ativa em qualquer outro programa de nível técnico nas escolas do SENAI-RN, bem como não ter registro de cancelamento de matrícula na instituição no período de inscrição estabelecido no edital.

O processo seletivo é eliminatório e classificatório, com etapas de inscrição online, análise documental e provas presenciais de português e matemática. As aulas têm duração aproximada de um ano e meio, com início previsto em 9 de maio deste ano e término em 30 de abril de 2025. Há um total de 40 vagas por turma.

Segundo Rúbia Lahm Santos, coordenadora de educação do Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, a formação técnica permite que os concluintes entrem mais rapidamente no mercado de trabalho. “Além disso, o SENAI tem a característica do aluno aprender fazendo, essa natureza prática da formação técnica permite que aprendam habilidades práticas aplicáveis imediatamente”, acrescenta.

A coordenadora ainda ressalta que, em um cenário em que as empresas estão cada vez mais dependentes de tecnologia e inovação para manter-se competitivas no mercado, há uma grande demanda por profissionais técnicos qualificados que possam lidar com sistemas, equipamentos e tecnologias.

“Nesse contexto, percebemos que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente por mão de obra qualificada, muitas vagas existem e não são preenchidas por não haver profissionais qualificados. Por isso, selecionamos alguns cursos técnicos que possibilitam uma formação completa para atuação em diversas áreas”, observa.

Links

Edital

Inscrição

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Saiba quais são os carros elétricos mais econômicos à venda no Brasil As tendências de saúde que vão impactar o mundo em 2024 Verão e exercício: uma combinação perfeita para a saúde Os primeiros passos para quem quer entrar em forma com a musculação Dormir faz parte de nossa saúde! Confira algumas dicas. Proteja seu coração das infecções Menopausa precoce: causas, consequências e soluções Por que você deveria incluir o açaí na sua alimentação Perca a gordura abdominal com métodos científicos Café da manhã que favorecem a perda de peso e a saciedade

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.