Secretária quer concurso na PM ainda em 2015

Secretária quer concurso na PM ainda em 2015

Secretária quer concurso na PM ainda em 2015

Romário Nicácio junho 30, 2015 Concurso Público

A secretária de Segurança e Defesa Pública do Rio Grande do Norte, Kalina Leite, em entrevista ao NOVO Jornal fez um balanço do primeiro semestre à frente da pasta, anunciada como prioritária pelo governador Robinson Faria na campanha eleitoral de 2014. “A gente está trabalhando junto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a possibilidade de concurso público na área de Segurança Pública, embora o Estado esteja no Limite da Lei de Responsabilidade Fiscal”. A gestora quer que a seleção ocorra ainda neste ano, mas ainda não tem detalhes sobre o possível edital.

A falta de recursos humanos, avalia a gestora, é a principal dificuldade enfrentada pela equipe que começou a trabalhar no governo em janeiro deste ano. A realização do concurso seria necessário para sanar, mesmo que parcialmente, o déficit de servidores nas policias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. A Civil, por exemplo, tem um déficit de 70%. Na PM o saldo negativo é de 30% e, no Corpo de Bombeiros, cerca de 40%. Apesar disso, acima do limite legal previsto por lei, o governo está impedido de contratar.

A Polícia Militar conta atualmente com cerca de 8 mil policiais, quando na realidade, deveria contar com pouco mais de 15 mil. Embora o governador Robinson Faria tenha assinado decreto convocando os policiais cedidos a órgãos dos outros poderes, a exemplo do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, o número ainda seria insuficiente, mas já seria considerado um bom incremento momentâneo. “Acredito que os poderes estão absolutamente sensíveis a essa necessidade”, disse a secretária. “Eles têm trinta dias para devolver. Se não devolver, que arquem com a responsabilidade”, disse.

Outros artigos