Variedades

Putin suspende acordo de redução nuclear com os EUA

Presidente russo ainda pediu que o Ministério da Defesa fique de prontidão para "eventuais testes de armas nucleares"

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na terça-feira (21) a suspensão da participação russa no Tratado de Redução de Armas Estratégicas, também conhecido como START III ou Novo START.

Este é o último tratado de redução de arsenais nucleares ainda em vigor com os Estados Unidos e foi assinado em 2010 pelos então presidentes Dmitri Medvedev e Barack Obama. Em fevereiro de 2021, o acordo foi prorrogado, limitando o número de ogivas nucleares de cada país a 1,55 mil.

O tratado também previa inspeções diretas e troca de informações entre as duas potências. Putin alegou que não pode permitir que técnicos americanos visitem as instalações nucleares russas enquanto os EUA tentam “impor uma derrota estratégica” a Moscou na Ucrânia.

O presidente anunciou a suspensão, mas enfatizou que a Rússia não está se retirando do acordo. Ele disse que suspenderá sua participação no tratado até entender como será contabilizado o arsenal conjunto da OTAN, que inclui a França e o Reino Unido. Putin afirmou que a Rússia queria uma “solução pacífica”, mas foi “enganada” pelo Ocidente.

O objetivo do Ocidente, segundo ele, é levar a Rússia a uma derrota estratégica e eliminá-la para sempre. Putin também afirmou que é “impossível” derrotar o país no campo de batalha e que Moscou “não está em guerra contra o povo da Ucrânia”.

O discurso de Putin durou 1h45, um dos mais longos ao Parlamento. Ele garantiu que a Rússia atingirá seus objetivos na Ucrânia e voltou a acusar o presidente Volodymyr Zelensky de encabeçar um regime “neonazista”.

Putin disse que Kiev queria se armar com bombas nucleares. Ele ainda pediu que o Ministério da Defesa fique de prontidão para eventuais testes de armas nucleares, porém prometeu não usá-las primeiro. “Mas se os Estados Unidos o fizerem, precisamos estar prontos”, acrescentou.

Reação ao discurso

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, declarou que é “absurda” a ideia de que a Rússia esteja sujeita a “qualquer forma de ameaça militar da parte da Ucrânia ou de quem quer que seja”.

Mikhailo Podolyak, conselheiro de Zelensky, disse que Putin demonstrou “sua irrelevância e sua confusão”. “Ele não tem soluções e não as terá”, acrescentou.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, afirmou que “ninguém atacou a Rússia”. “Eles são os agressores”, ressaltou.

A suspensão do tratado aumenta as tensões entre a Rússia e o Ocidente. O Novo START foi considerado um dos poucos acordos bilaterais mantidos entre os Estados Unidos e a Rússia, mesmo durante momentos de tensão e desconfiança. Sua suspensão pode levar a uma nova corrida armamentista entre as duas potências, aumentando ainda mais a insegurança global.

Além disso, a suspensão do tratado também pode ter consequências negativas para a segurança de outros países. O Novo START inclui medidas de transparência e verificação que permitem aos países ter maior confiança de que seus vizinhos estão cumprindo as obrigações de não-proliferação nuclear. Sem esses mecanismos de verificação, pode haver mais desconfiança e incerteza em relação às intenções dos países que possuem armas nucleares.

Os defensores da suspensão do tratado argumentam que a Rússia não cumpriu suas obrigações no passado e que é necessário tomar medidas para garantir a segurança nacional dos Estados Unidos. No entanto, os críticos apontam que a suspensão do Novo START pode levar a um aumento da instabilidade global e que o governo dos Estados Unidos deve buscar maneiras de resolver suas preocupações de segurança sem prejudicar o regime de não-proliferação nuclear.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Transforme Seu Inverno em Casa com Estas Atividades Equipamentos baratos para montar sua academia em casa Frango ao Forno: Receita Fácil e Saborosa!! Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.