Política

Comissão da Mulher Trabalhadora: Projeto de lei prevê CIMT em médias e grandes empresas

A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que visa garantir mais segurança e igualdade para as mulheres no ambiente de trabalho. O Projeto de Lei 1111/22, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), prevê a criação da Comissão Interna da Mulher Trabalhadora (CIMT) em médias e grandes empresas.

De acordo com a relatora, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), a proposta representa uma modernização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), incorporando inovações cruciais para a proteção das mulheres. “As mulheres trabalhadoras que enfrentam discriminações nos ambientes de trabalho aguardam, há muitos anos, essas modernizações da legislação trabalhista do nosso País”, disse a deputada Sâmia.

Composição e Atribuições da CIMT:

A CIMT será composta por, no mínimo, quatro representantes, com igual número de trabalhadoras indicadas por representantes dos empregados e dos empregadores. Suas atribuições incluem:

  • Desenvolver programas de apoio à mulher vítima de violência na empresa;
  • Verificar os ambientes e condições de trabalho das mulheres;
  • Formular e propor códigos de conduta que respeitem as trabalhadoras;
  • Registrar os casos de assédio e discriminação, reportando-os anualmente ao Ministério Público do Trabalho, à Delegacia da Mulher e às Delegacias Regionais do Trabalho.

As empresas terão a obrigação de fornecer aos membros da CIMT os recursos necessários para o desempenho de suas funções, incluindo tempo suficiente para a execução das tarefas e informações relevantes quando solicitadas.

Sanções e Incentivos:

Empresas que não cumprirem a lei, seja pela não instituição da CIMT ou pela não garantia de seu funcionamento adequado, estarão sujeitas a uma multa administrativa equivalente a 1% do seu faturamento bruto anual. Além disso, o Poder Público ficará impedido de contratar empresas que não cumprirem essa legislação. Por outro lado, o governo incentivará e apoiará a criação de CIMTs em micro e pequenas empresas por meio de políticas públicas de fomento.

Tramitação do Projeto de Lei:

O projeto segue agora para análise conclusiva nas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Após a aprovação na Câmara dos Deputados, seguirá para o Senado para a votação final, antes de se tornar lei. Para mais informações sobre a tramitação de projetos de lei na Câmara, acesse: Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Referência à CLT:

O projeto de lei adiciona três artigos à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.