Notícias

“Os EUA criam o caos em países para justificar a sua presença militar e seu controle”, diz analista político

A “estratégia de ocupação” dos EUA envolve um ciclo que é invadir um país de interesse, desencadear o caos e, em seguida, usar o caos como uma “justificação” para prolongar sua presença militar no país, diz Brian Becker, analista político dos EUA e ativista pela paz. As informações são do Actualidad RT.

Esta doutrina para criar o caos e em seguida usar isso como justificativa para estender sua presença militar se reflete na atitude de políticos como o senador John McCain, que um dia depois que o presidente dos EUA, Barack Obama, declarou o fim a guerra no Afeganistão, o conflito mais longo da história dos Estados Unidos, disse que a Casa Branca deveria abandonar seu calendário rigoroso para a retirada das tropas norte-americanas do país e substituí-lo com um “plano com base nas condições sobre o terreno”.

Foto: AFP
Foto: AFP

“Se isso não for feito, e se o governo insiste em retirar todas as forças norte-americanas no país por razões políticas, o Afeganistão irá deteriorar-se como o Iraque desde 2011”, disse McCain. “Isso seria uma tragédia para o povo afegão, colocaria o povo americano em um perigo muito maior”, argumentou o senador.

“John McCain é a voz que emerge do complexo militar-industrial, o próprio Pentágono. Ele representa aqueles que realmente vê o Afeganistão como um potencial a longo prazo para uma base militar dos Estados Unidos, a partir do qual os EUA podem projetar poder militar, não só no Afeganistão, mas em toda a região do centro-sul da Ásia”, disse Becker, Coordenador Nacional da Coalizão ANSWER, um grupo composto por muitas organizações de direitos contra a guerra e civis.

“O perigo do Afeganistão degenerando em uma situação semelhante à do Iraque é real”, disse Becker em entrevista à Press TV. “Mas a razão que o Afeganistão, como o Iraque, poderia cair no caos é precisamente porque o exército dos EUA invadiram dois países. É precisamente porque a estratégia de ocupação dos Estados Unidos deteriorou a vida das pessoas em ambos os países e tem atrasado ou subvertido a sua capacidade de funcionar como Estados unitários. Isso criou a situação caótica no Iraque, no Afeganistão, em outros lugares, bem como na Líbia e na Síria”.

“Aqui vemos um ciclo”, continuou Becker. “Um ciclo em que os EUA cria caos e, em seguida, usa o caos como uma justificativa para manter a presença militar de longo prazo em regiões que são ricas em recursos naturais e são geo-estrategicamente importante do ponto de vista do império norte-americano”, disse o ativista.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fitness Eficiente: A Ciência do Treino Reduzido Sono Natural: Alternativas à Suplementação de Melatonina Ovo na Pele: Uma Revolução Cosmética Loiros Radiantes: Como Proteger Seus Cabelos no Frio Enlatados x Frescos: Quem Leva a Melhor? Dicas rápidas para facilitar a limpeza dos indesejáveis pelos de seu pet! Antes de mudar a cor do cabelo, veja como funciona o processo! Brilho e Saúde: Escolhendo o Melhor para Seus Fios Beleza em Movimento: A Ginástica Facial e Seus Benefícios Lactose e Você: Uma Relação Delicada

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.