Tecnologia

O que é Cryptohacking e como impedi-los de minerar Bitcoin com seu PC

O aumento do Cryptohacking, ou seja, o uso do hardware do visitante de uma página da web sem a sua permissão para minerar criptomoedas é um problema para usuários e empresas que são financiados por publicidade (90% da Internet). E mais agora que o Bitcoin está quebrando recordes.

Ainda mais preocupante para as empresas que vivem de publicidade é que essa atividade se torna uma prática legal. Você aceitaria desistir de parte do poder do seu computador para minerar bitcoin enquanto visita um site, em troca de não mostrar publicidade?

É uma nova prática que ataca os principais meios de renda de gigantes como o Google ou o Facebook.

Vamos explicar o que é uma Criptomoeda, o que é o gerenciamento de criptografia, e por que muitos sites estão roubando o poder do processo de seus visitantes para realizá-lo. Finalmente, iremos revelar alguns truques para evitar que eles minerem Bitcoins em seu PC sem sua permissão.

O aumento da criptomoeda

As moedas virtuais são geradas por um algoritmo complexo: ou seja, cálculos matemáticos que exigem um grande poder de processo. O mecanismo para obter criptografia (executar o algoritmo e processar transações) é chamado de mineração. A criptografia mais conhecida é Bitcoin , mas eles se tornaram tão populares que hoje existem dezenas de criptografias, como o populares Ethereum, Litecoin, Monero, Dogecoin, etc.

bitcoin cotação criptomoeda
Foto: Geralt/Pixabay

Uma característica importante é que qualquer pessoa pode minar bitcoins ou outras moedas criptográficas em casa, usando seu próprio computador. Mas o poder da mineração é muito inferior ao do equipamento profissional usado para esta tarefa, então o ganho é muito pequeno.

A chave para entender o Cryptohacking, é que muitos computadores podem trabalhar em equipe para minerar juntos. Imagine uma página da Web que receba centenas de milhares de visitas por dia. Se você emprestar uma parte do poder do computador/smartphone de cada visitante para as criptografias, você obtém enorme poder de processamento.

Por que Bitcoin é tão popular?

Apenas um ano atrás, uma moeda dela poderia ser vendida por US $ 2.000. Hoje, custa mais de US $ 15.000 . Se um ano atrás você comprou 10 bitcoins por 20.000 dólares, hoje você pode vendê-los por 100.000 dólares. Um lucro absurdo em um ano sem fazer nada.

Por que as criptografias são tão bem sucedidas?

O primeiro gancho é seu caráter virtual. Transações e pagamentos são instantâneos, através de carteiras virtuais. Qualquer um pode minerar bitcoins e obtê-los gratuitamente, se ele dedicar tempo, processar energia e eletricidade suficiente.

Outra vantagem das criptografias é a independência e a segurança. Elas não são controladas por governos ou por bancos. Na verdade, elas são completamente descentralizadas… ninguém as controla. Toda a economia da criptomoeda é regulada em uma rede chamada blockchain, onde todos os usuários devem dar permissão para que uma transação com a referida moeda virtual seja aprovada. Qualquer troca de bitcoins deve ser registrada pela maioria dos membros da rede, por isso é quase impossível piratear ou roubar dinheiro, pois isso deveria cortar todos os computadores individualmente. E redes como Bitcoin têm milhões de usuários.

Blockchain

Essa segurança contra hackers tornou os bancos e as empresas interessados ​​na tecnologia blockchain, que já está começando a ser usada em outras aplicações, além de criptografia.

O terceiro pilar destas moedas virtuais é o anonimato. A compra e posse de criptografia é completamente anônima. Eles são como dinheiro em dinheiro. Seu dono é aquele que o tem naquele momento em sua bolsa. Quando você paga em uma loja com dinheiro, essas moedas mudam de mãos, mas não estão registradas em nenhum nome. O mesmo acontece com a criptografia .

Então, nós já conhecemos os motivos da imensa popularidade do bitcoin e similares: qualquer um pode usá-los, eles são seguros, são anônimos e não são controlados por governos ou bancos. Mas suas virtudes são, ao mesmo tempo, sua maior fraqueza.

Sendo anônimos, eles são usados ​​em atividades fraudulentas, desde a compra de drogas até a venda de armas. E eles atraem a atenção dos cibercriminosos, que estão desenvolvendo todos os tipos de trojans, phishing e outros golpes para roubar carteiras virtuais.

Não sendo apoiado por um banco central ou os próprios governos, seu preço é muito volátil. Um bitcoin hoje vale US $ 15.000, mas amanhã pode valer 1.000. Em outras ocasiões em que houve notícias de assaltos de bitcoins, o preço foi reduzido pela metade em questão de horas.

Os governos estão começando a monitorar as criptomoedas, e o anúncio de sua proibição ou a limitação para fazer transações podem fazer com que o preço caia.

O que é cryptohacking?

golpe hacker emprego
Foto: Pixabay

Nós não sabemos o que acontecerá amanhã, mas no ramo da criptografia, muitos tentam tirar proveito disso. E nem sempre com intenções honestas.

Vimos como as criptografias são obtidas pela execução de um algoritmo que exige muito poder de processamento. Com mais contribuições de poder, maior o desejo de crescer.

O que acontece se você receber milhares, milhões de computadores para minerar criptografia para você? Esta é a base do cryptohacking , uma nova técnica de hacking que envolve a introdução de um Cavalo de Troia em um computador e a utilização de parte do seu poder de processamento para minerar bitcoins.

Um exemplo é o malware MineCrunch ou Web Miner que é distribuído através de malvertising, ou seja, anúncios maliciosos publicados em sites de jogos e conteúdo de transmissão. O Trojan se espalha através de publicidade em vídeo e consome recursos de computador minerando Monero ou Litecoin para cibercriminosos, sem o conhecimento do usuário.

De acordo com a empresa de segurança Kaspersky Lab, convites falsos que incentivam a instalação de um programa específico para realizar transações com criptografia tornaram-se moda. O link de download leva a várias páginas que oferecem opções de investimento, com o objetivo de que as vítimas sejam tentadas a investir mais dinheiro e fazer transferências para uma conta comercial de propriedade dos criminosos.

Outra fraude diferente consiste em oferecer cursos falsos de blockchain, Bitcoin e criptomoeda, que são promovidos como uma oportunidade única de treinar nessas tecnologias. Os preços desses seminários são muito altos, e as pessoas que realizam os pagamentos nunca recebem o treinamento prometido.

bitcoin 1
Foto: Geralt/Pixabay

E se em vez de um Trojan, nós apresentarmos esse código em uma página da web? O escândalo foi revelado algumas semanas atrás, quando descobriu-se a controvérsia na web sobre o download de arquivos P2P, The Pirate Bay, que estava usando da mineração criptográfica nos computadores dos visitantes, sem pedir permissão. O Pirate Bay não teve problemas em reconhecê-lo, embora esclareceu que era “um teste”, e que sua intenção é, de fato, prejudicar as moedas criptográficas com o hardware de seus visitantes como meio de financiamento para renunciar à publicidade.

Também foi descoberto que algumas extensões do Google Chrome mineram criptografia sem permissão dos usuários.

É claro que, quando é feito sem permissão, é um malware, e você tem que lutar contra isso. Mas … e se um site pedir permissão para minerar bitcoins com seu hardware em troca de não exibir anúncios? Você aceitaria? A economia da Internet é sustentada pela publicidade. E se, de repente, deixar de ser necessário?

Como bloquear cryptohacking

Nós não sabemos como essa nova forma de renda irá evoluir, mas o que sabemos é que você tem que parar as tentativas de minerar criptografia com seu hardware sem sua permissão. Não é apenas um sequestro inaceitável, mas também retarda o seu PC e gera um consumo extra de eletricidade que você tem que pagar do bolso.

Como bloquear os sites que mineram bitcoins? Felizmente, existem várias maneiras de fazê-lo.

Verifique se um site usa seu hardware

Se você suspeita que uma página da web está minerando, antes de visitá-lo, verifique o consumo da CPU . Você pode fazê-lo com um programa de monitoramento ou usar o aplicativo do Windows. Pressione as teclas CTRL , ALT e Del de uma só vez e entre no Gerenciador de Tarefas. Clique na guia Desempenho e toque na CPU. Em seguida, carregue a web suspeita no navegador. Se, de repente, o consumo da CPU ou da GPU aumentou fortemente, é possível que a web esteja usando seu hardware para algo.

Instale um bom antivírus

Alguns programas antivírus começaram a tratar os sites que mineram bitcoins sem permissão como malware e avisa quando há um movimento.

Use um proxy

O uso de proxy pode bloquear os sites que mineram criptomonedas (realmente bloqueiam todos). Se você tem que visitar um site que você sabe que usa desta prática, utilize um proxy livre, como o do Hide.me. Você carrega a web e você se certifica, em Opções, de que os scripts são excluídos e quais são os que executam a mineração de criptomoedas.

Instale extensões anti-dimensionamento

No Chrome, existem extensões que bloqueiam sites que mineram criptografia. Por exemplo, você pode tentar No Coin ou MinerBlock. Essas extensões o notificam quando há uma tentativa de mineração e permite que você a bloqueie.

O cryptohacking é uma nova maneira de roubar nossos recursos sem que percebamos, mas a sua versão legal não é menos preocupante. Se um site solicitar que você dê uma porcentagem da sua CPU em troca de não mostrar publicidade ou oferecer um determinado serviço… Você aceita?

Para mais novidades sobre Bitcoin, clique aqui!

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.