Tecnologia

Novo vírus simula o aplicativo oficial da Recarga TIM

Especialistas em segurança da PSsafe descobriram nesta semana uma nova versão de malware que chegou para confundir usuários de telefones pré-pago. Batizado de Tim.AndroRat, o vírus simula o aplicativo oficial da  Recarga TIM – operadora que possui quase 80% de sua base de celulares pré-pagos.

De acordo com os especialistas, o Tim.AndroRat utiliza o código original do aplicativo da TIM, com exceção dos arquivos que contém códigos nativos do sistema operacional (.so), o que não dá para ser facilmente percebido pelo usuário. Para o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni, o hacker pode ter removido estes arquivos com o objetivo de reduzir o tamanho final do APK malicioso, tornando-o assim mais fácil de disseminar.

Ao baixar o aplicativo falso, o celular do usuário fica extremamente vulnerável, já que o invasor passa a ter acesso a todas as informações do dispositivo, como mensagens de texto, chamadas, localização, fotos, senhas e qualquer outra informação armazenada no aparelho. O hacker também é capaz de realizar uma série de ações, através de comandos remotos, como envio de SMS, chamadas e instalação de outros apps.

O vírus foi encontrado em um repositório privado de análise de malware e foi possível observar que praticamente toda a estrutura original do aplicativo foi mantida e a ela foi adicionado o toolkit de acesso remoto AndroRat, identificável pelo pacote net.droidjack.server, e duas outras classes ofuscadas p000a e p001b.

tim_package

Para evitar este tipo de problema, especialistas da PSafe alertam que somente um “cérebro eletrônico” é capaz de se defender de um ataque cibernético e que, para isso, é de extrema importância o uso de um antivírus. Além disso, evitar baixar aplicativos de fontes não oficiais, recebidos por e-mail ou via SMS, são algumas precauções importantes a se tomar.  Para identificar o malware, o usuário deve ficar atento ao excesso de solicitação de permissões e ter um bom antivírus instalado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Enlatados x Frescos: Quem Leva a Melhor? Dicas rápidas para facilitar a limpeza dos indesejáveis pelos de seu pet! Antes de mudar a cor do cabelo, veja como funciona o processo! Brilho e Saúde: Escolhendo o Melhor para Seus Fios Beleza em Movimento: A Ginástica Facial e Seus Benefícios Lactose e Você: Uma Relação Delicada Oito Minutos para um Físico de Ken: Veja o segredinho de Ryan Gosling. Desvendando o Jejum: Menos é Mais! Detox: O Caminho Fresco para o Bem-Estar Regulando Açúcar com Horas Contadas: O Poder do Jejum

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.