Bolsonaro diz que Nordeste é a “pior região do país” por causa do PT
“O Nordeste que deveria ser a melhor região do Brasil, porque o PT domina há mais de 20 anos a região, é a pior em todos os aspectos que você possa imaginar”, declarou Bolsonaro.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez duras críticas à influência política do Partido dos Trabalhadores (PT) no Nordeste, descrevendo a região como a “pior do Brasil”. A declaração foi dada durante uma entrevista à TV Pampa, afiliada da Rede TV no Rio Grande do Sul, na última sexta-feira (26).
Bolsonaro afirmou que, embora considere que o Nordeste mereça ser a melhor região do país, atualmente é a pior em diversos aspectos. “Há um fluxo migratório do nordeste para cá, sudeste e até centro-oeste. O nordeste que deveria ser a melhor região do Brasil, porque o PT domina há mais de 20 anos a região, é a pior em todos os aspectos que você possa imaginar“, declarou.
O ex-presidente falou sobre o Nordeste brasileiro após ser questionado pelo apresentador Paulo Sérgio Pinto se a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos estaria garantida, mesmo após a entrada de Kamala Harris na disputa.
“Se a Kamala estivesse no Brasil, ela estaria no PSOL, ela é de esquerda. Estive três meses nos Estados Unidos e eu vi que há um fluxo migratório de pessoas democratas para [estados] republicanos. Democrata é o pessoal de esquerda“.
Ainda na entrevista, Bolsonaro continuou falando sobre o fluxo migratório de pessoas e empresas nos Estados Unidos, saindo de estados democratas para estados republicanos. “Eu não consigo entender, um povo com a educação muito mais acurada que a nossa continuar votando na esquerda“, continuou.
As críticas de Bolsonaro ao Nordeste foram intensas. Ele questionou a razão pela qual a região continua a votar majoritariamente em candidatos do PT, mesmo com a suposta falta de oportunidades que leva muitos nordestinos a migrarem para outras regiões do país.
“Não consigo entender se vem um nordestino para cá, para o Rio Grande do Sul, saiu de lá [do Nordeste] por falta de oportunidade e vir para cá votar no PT, PCdoB, PSOL. Isso aí tem que ser estudado esse cidadão aí“, afirmou.
A fala de Bolsonaro ecoou as declarações de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que em maio deste ano também classificou o Nordeste como a “pior região do país”. Respondendo a um comentário em seu perfil no Instagram que dizia “Direita no Nordeste nunca mais”, Eduardo afirmou: “Então vai continuar sendo a pior região do país, com mais criminalidade, pior educação e etc. Não venha reclamar depois“.
Histórico de votos no Nordeste
Nas eleições de 2018, mesmo sendo eleito presidente, Bolsonaro obteve apenas 30,3% dos votos no Nordeste no segundo turno, enquanto Fernando Haddad (PT) conquistou 69,7%.
Essa tendência se manteve em 2022, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu 68% dos votos nordestinos no 2º turno das eleições, em comparação com 32% de Bolsonaro.
Agenda de Bolsonaro no Nordeste
Em agosto deste ano Bolsonaro tem visitas programadas para Natal e Parnamirim. Ele deve desembarcar em Natal no dia 15 e, no dia 16, participar de eventos em Parnamirim com Salatiel de Souza e em Natal com Paulinho Freire. O senador Rogério Marinho está organizando a agenda do ex-presidente no Nordeste, com o objetivo de alinhar a direita e apoiar seus candidatos na região.