Brasil

RN abre inscrições para CNH popular gratuita; saiba como participar

Para muitos brasileiros, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representa não apenas a capacidade legal de dirigir, mas também uma oportunidade de trabalho e independência. No entanto, para a população de baixa renda, os custos envolvidos frequentemente colocam essa oportunidade fora de alcance. Dessa maneira, o governo do Rio Grande do Norte está buscando dar passos significativos para mudar essa realidade.

A iniciativa

Na manhã desta segunda-feira (11), o Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran) lançou o Programa CNH Popular. Destinado especificamente à população de baixa renda do estado, o programa visa facilitar a obtenção da CNH. E se você está interessado, as boas notícias não param por aí. As inscrições começam já nesta terça-feira (12) e se estendem até o dia 24 de setembro.

Detalhes e benefícios do programa

Neste ano, o programa contemplará mil vagas distribuídas entre as categorias A, B, C, D e E da CNH. Quem se qualifica? Bem, os beneficiários do Bolsa Família devidamente inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) estão no topo da lista. No entanto, outros beneficiários de programas assistenciais similares, conforme previsto em lei, também são elegíveis.

A primeira edição aconteceu em 2021, resultando em 353 CNHs emitidas, um investimento de R$ 600 mil. Embora o programa tenha sido interrompido em 2022 devido às eleições, ele agora retorna com força total.

E quando dizemos “força total”, realmente significa isso. Jonielson Oliveira, diretor do Detran, ressalta que a isenção é completa. Desde taxas para exames clínicos até custos para a primeira confecção da CNH, tudo é coberto. Os candidatos não terão que gastar um centavo. E sim, isso inclui os cursos teóricos e práticos oferecidos pelos Centros de Formação de Condutores (CFC’s).

Como participar?

Então, você está pronto para entrar na estrada? Aqui está o que você precisa saber:

Não perca essa oportunidade. A iniciativa CNH Popular é mais do que apenas uma carteira de motorista; é uma chance de avançar na vida e garantir um futuro mais brilhante. Se qualifica? Inscreva-se e boa sorte!

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, administra o Portal N10 e a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo