Obras, infraestrutura e o novo programa de Lula
Programa visa a retomada de obras que estão paradas, aceleração das que estão em andamento e novos empreendimentos
Durante a manhã desta terça-feira (13). O presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva declarou que o governo vai lançar do dia 2 de julho em diante um programa de “grandes obras de infraestrutura”.
Essa informação foi passada durante uma entrevista á Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma rede pública e que tem transmissão nas mídias sociais do governo. Dessa forma, o bate-papo levou o nome de “Conversa com o Presidente“.
“A gente resolveu recriar essas políticas públicas, pra, a partir de 2 de julho, lançar um programa de grandes obras de infraestrutura em todas as áreas“, afirmou Lula.
Esse programa se refere ao “Novo PAC” intitulado por integrantes do governo. Que se assemelha ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Que estava em vigor nas gestões anteriores do governo petista.
Visando a retomada de obras que estão paradas, aceleração das que estão em andamento e novos empreendimentos. Tudo isso com foco principal em seis áreas de investimento: Transportes, Equipamentos sociais, Infraestrutura urbana, Água para todos, Comunicações e Energia.
Entenda sobre os recursos utilizados para “Novo PAC” no governo Lula
As obras do “Novo PAC” serão financiadas com recursos federais e recursos privados serão financiadas. E foram firmados por concessões parcerias público-privadas ou puras.
Organismos multilaterais também vão ser buscados como forma de financiamento. Para garantir um piso mínimo de investimentos existe a proposta de novo arcabouço fiscal.
Que em 2024 tem o valor aprovado no orçamento para esse ano entre $ 70 bilhões e R$ 75 bilhões, corrigido pela inflação. Para uma melhor execução o Novo PAC vai contar com um grupo de executivo que tem como objetivo acompanhar a execução do programa.