Concurso Nacional Unificado: edital será lançado nesta quarta-feira (10) com 6.640 vagas!

Na tarde desta quarta-feira (10), um dos mais aguardados editais de concurso do país será oficialmente anunciado, trata-se do Concurso Nacional Unificado (CPNU), considerado o ENEM dos concursos públicos. Ofertando um total de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos, o edital do CPNU trará informações cruciais como blocos temáticos, conteúdos, critérios de classificação e desclassificação, lista de espera, cadastro de reserva, validade do certame, cronograma completo e composição das notas finais.

O período de inscrições está definido para acontecer de 19 de janeiro até 9 de fevereiro, com a prova prevista para 5 de maio. Vale lembrar que uma única inscrição será válida para a seleção de candidatos em mais de um órgão. Os aprovados têm a expectativa de serem convocados para a posse em 5 de agosto.

Com uma metodologia inovadora, desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Concurso Nacional Unificado tem uma abordagem que consiste na realização conjunta de concursos públicos para cargos efetivos nos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. A aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal é uma das características distintivas desse novo modelo, assim como a possibilidade de aproveitar o desempenho do candidato para mais de um órgão.

Ofertando um total de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos o Concurso Nacional Unificado, conta com um processo inovador no serviço público (Foto: Divulgação / GOV.BR)
Ofertando um total de 6.640 vagas distribuídas em 21 órgãos públicos o Concurso Nacional Unificado, conta com um processo inovador no serviço público (Foto: Divulgação / GOV.BR)

Uma entrevista coletiva está agendada para esta quarta-feira, às 14h30, em Brasília, para detalhar o edital e fornecer informações essenciais. O evento será conduzido pela ministra Esther Dweck, responsável pela pasta de Gestão e Inovação em Serviços Públicos, acompanhada por membros da equipe do ministério e representantes da empresa responsável pela aplicação do concurso. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada pelo canal do Ministério no YouTube, proporcionando acesso a detalhes cruciais para os candidatos.

ENTRE NO CANAL DO PORTAL N10 NO WHASTAPP

As provas do Concurso Nacional Unificado

As provas estão programadas para serem aplicadas em 217 cidades por todo o país. Essa ampla distribuição visa democratizar o acesso às vagas públicas, seguindo a inspiração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que alcançou 1.727 municípios com cerca de 5,1 milhões de inscritos. O modelo busca promover a inclusão e acessibilidade, contemplando oportunidades para candidatos de nível médio e superior.

A Fundação Cesgranrio será a entidade responsável pela aplicação das provas. A participação ativa dos órgãos de controle desde o lançamento do certame também é uma novidade. A expectativa é de que o novo modelo possa otimizar custos, processos e a operacionalização dos concursos públicos, além de uniformizar critérios de acesso e o processo concorrencial.

Oferta de vagas no Concurso Nacional Unificado

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos lidera a oferta de vagas, com 1.480 oportunidades em diferentes carreiras. Além disso, 900 vagas são destinadas ao Ministério do Trabalho e Emprego, especialmente para o cargo de auditor fiscal do trabalho.

Do total de 6.640 vagas para os mais diversos órgãos, 220 serão destinadas ao Ministério da Saúde. Outros 35 postos serão para a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão vinculado à pasta que é responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil.

A previsão é que os novos servidores sejam lotados nas secretarias de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics), Atenção Especializada à Saúde (Saes) e Atenção Primária à Saúde (Saps).

Já o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) oferta 742 vagas. Também há vagas para órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que soma 620, e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), com 502.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.