Polícia encontra cães em estado de abandono na Zona Sul de Natal e mobiliza resgate
Os cães resgatados ficarão sob os cuidados da Associação de Proteção aos Animais de Natal (ASPAN) até que a Justiça determine o destino definitivo dos animais.
Na manhã desta sexta-feira (20), a Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) da Polícia Civil, resgatou seis cães que viviam em condições de abandono e maus-tratos em uma residência no bairro de Candelária, zona Sul de Natal. A ação foi deflagrada após uma denúncia anônima, que relatava a existência de entre 15 e 20 animais em situação de extrema negligência.
Ao chegarem ao local, os policiais se depararam com um cenário de insalubridade. A equipe, no entanto, constatou a presença de apenas seis cães, todos em visíveis condições de abandono. Os responsáveis pelo imóvel informaram que, desde que perceberam que não conseguiam mais manter os animais adequadamente, começaram a doá-los. “Já estamos doando os cães há algum tempo, pois não conseguimos mais cuidar deles“, afirmou um dos moradores.
Procedimentos legais e ação da Polícia
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) foi acionado para realizar a avaliação técnica da situação e garantir que todos os procedimentos cabíveis fossem tomados. O casal responsável pela residência foi encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos e pode ser indiciado por maus-tratos contra animais, crime previsto na Lei 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.
A pena pode variar de três meses a um ano de detenção, além de multa, mas pode ser agravada dependendo das condições em que os animais foram encontrados.
Os cães resgatados ficarão sob os cuidados da Associação de Proteção aos Animais de Natal (ASPAN) até que a Justiça determine o destino definitivo dos animais.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.