Idoso é preso com quase 5 kg de cocaína no aeroporto de Natal
Ação aconteceu durante fiscalização de rotina na área de embarque internacional e contou com o auxílio de um cão farejador.
Na madrugada de sábado, 20 de julho, a Polícia Federal prendeu em flagrante um aposentado de 72 anos, natural da República Tcheca, no Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, Grande Natal. O idoso, que estava sozinho, tinha como destino Lisboa, Portugal, e foi interceptado carregando 4,73 kg de cocaína escondidos em sua bagagem.
A prisão ocorreu durante uma fiscalização de rotina na área de embarque internacional, com a ajuda da cadela Kiara, que detectou um volume suspeito na mala de mão do passageiro. Abordado, o estrangeiro afirmou não entender as perguntas e alegou não falar inglês. Suspeitando das respostas, os policiais realizaram um pequeno furo na mala, encontrando uma substância esbranquiçada que, após ser submetida a um narcoteste, foi confirmada como cocaína.
O idoso foi imediatamente preso e escoltado até a sede da Polícia Federal, onde a bagagem foi desmontada. Em um fundo falso, foram encontrados dois pacotes envoltos em material preto, contendo a droga. Autuado em flagrante por tráfico internacional de drogas, o idoso declarou em depoimento que fora contratado por uma pessoa desconhecida para levar a mala até Paris, França, onde deveria ser entregue em um estabelecimento bancário. Ele afirmou ainda que a bagagem foi deixada por um taxista no hotel onde estava hospedado em São Paulo, mas disse não saber que continha drogas.
Após exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), o suspeito foi encaminhado para a carceragem da Polícia Federal, onde permanece à disposição da Justiça aguardando audiência de custódia.
Este ano, a Polícia Federal já apreendeu 37 kg de cocaína no Aeroporto Aluizio Alves e prendeu cinco pessoas acusadas de tráfico de drogas.