Polícia Civil resgata mais de 30 animais vítimas de maus-tratos em Apodi
O homem responsável pelos maus-tratos foi preso em flagrante pela Polícia Militar.
A 57ª Delegacia de Polícia (DP) de Apodi, com suporte do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar no município, realizou uma operação que resultou no resgate de mais de 30 animais que estavam sofrendo maus-tratos. Foram resgatados 29 porcos, quatro cachorros e um burro, todos mantidos em condições deploráveis por um homem que foi preso em flagrante na última sexta-feira (19).
A operação começou após várias denúncias contra um carroceiro, acusado de negligenciar um burro usado para puxar sua carroça. O animal, visivelmente exausto e maltratado devido à idade e à falta de cuidados, era forçado a carregar cargas pesadas, recebendo pouca alimentação e exposto constantemente ao sol. Testemunhas afirmaram que o burro frequentemente passava a noite preso à carroça.
As investigações revelaram que o suspeito mantinha um criadouro de suínos em um prédio abandonado no bairro Bico Torto, em Apodi. Os porcos eram alimentados apenas com restos de comida recolhidos do lixo e sofriam de fome e sede. No mesmo local, vários cachorros foram encontrados, com três deles amarrados ao ar livre, sem acesso adequado a água e comida. Dois desses cães estavam confinados junto aos porcos, alimentando-se dos mesmos restos de comida estragada.
Devido à gravidade da situação, as forças de segurança de Apodi, em conjunto com uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Mossoró, realizaram uma perícia no local e resgataram os animais. Os animais resgatados foram levados a um abrigo, onde receberão os cuidados necessários para se recuperarem.
O homem responsável pelos maus-tratos foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A operação ressaltou a importância da colaboração entre diferentes órgãos de segurança e instituições no combate à crueldade contra os animais, garantindo que os responsáveis sejam levados à Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue contribuindo com informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.