Avião da VOEPASS com 62 pessoas a bordo cai em Vinhedo, interior de São Paulo
Em vídeo divulgado nas redes sociais, nota-se que o avião perde sustentação e vai caindo em círculo, até se chocar no chão.
Uma aeronave turboélice ATR-72, operada pela companhia aérea VOEPASS, sofreu um acidente na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, cidade localizada no interior de São Paulo, próxima a Campinas. O avião, que transportava 58 passageiros e 4 tripulantes, caiu por volta das 13h30 em um condomínio no bairro Capela. A aeronave estava em rota de Cascavel (PR) para o Aeroporto de Guarulhos e já se aproximava do aeroporto de Viracopos quando ocorreu o desastre.
As Prefeituras de Vinhedo e Valinhos, cidade vizinha, confirmaram que “não há sobreviventes” no desastre aéreo.
A companhia VOEPASS Linhas Aéreas, antiga Passaredo, ainda não confirmou nomes das pessoas que estavam a bordo. Em nota, a companhia afirmou que “acionou todos os meios para apoiar os envolvidos”, mas não detalhou as circunstâncias que levaram ao acidente. Em vídeos divulgados nas redes sociais, a aeronave é vista perdendo sustentação, descendo em círculos antes de colidir com o solo.
A Secretaria de Segurança de Vinhedo informou que a queda ocorreu próxima a uma residência onde havia moradores, mas, felizmente, não houve feridos em solo.
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), já enviou uma equipe de investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV) para conduzir a Ação Inicial da ocorrência. A equipe está a caminho de Vinhedo para iniciar as investigações sobre o acidente.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para compromissos oficiais, está retornando ao estado para acompanhar pessoalmente o trabalho das equipes em Vinhedo.
O Aeroporto Regional de Cascavel, de onde a aeronave decolou, também se pronunciou, informando que aguarda detalhes oficiais da VOEPASS e que uma operação de emergência foi ativada para contatar as famílias dos passageiros.
A VOEPASS disponibilizou uma central de atendimento telefônico, pelo número 0800 9419712, que funcionará 24 horas para fornecer informações aos familiares e colaboradores.