Trecho da Ponte de Igapó será interditado durante o fim de semana
A expectativa do Dnit é que a interrupção no fluxo de veículos se estenda até às 23h do domingo (28).
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que o sentido Centro/Zona Norte da Ponte de Igapó estará interditado a partir das 14h deste sábado (27) para serviços de recuperação e reforço estrutural. A previsão é que a interdição se estenda até às 23h do domingo (28), afetando o tráfego de veículos na região.
Para quem precisa atravessar entre as duas zonas, a rota alternativa indicada é a Ponte Newton Navarro, cujo trecho Zona Norte/Centro foi recentemente liberado após a conclusão das obras de recuperação (para os mesmos serviços). Neste percurso, estará disponível uma faixa de rolamento para cada sentido do tráfego, facilitando o fluxo de veículos.
O Dnit destacou que a alteração no tráfego será implementada de forma gradual, visando reduzir o impacto na circulação de veículos. “A alteração será feita de forma gradual, buscando minimizar o impacto para o tráfego na região e para maior segurança dos usuários da rodovia, poderão ocorrer bloqueios temporários de até 15 minutos, para a movimentação de equipamentos“, explicou o órgão em comunicado oficial.
A entidade também enfatizou a importância da atenção redobrada e da cautela dos motoristas durante a execução das obras na ponte. “Bem como em relação ao respeito às orientações contidas na sinalização rodoviária“, acrescentou o Dnit.
As obras na Ponte de Igapó tiveram início em 12 de setembro de 2023, com uma previsão de duração de 18 meses. Os trabalhos incluem a restauração das estacas, blocos e pilares, a substituição dos aparelhos de apoio, a demolição de elementos deteriorados, o reforço das vigas, a substituição dos drenos e juntas estruturais, além da recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e dos guarda-corpos. Também está prevista a substituição do revestimento asfáltico das pontes.
Motoristas que utilizam a Ponte de Igapó devem se planejar para evitar transtornos e seguir as orientações de trânsito durante este período de interdição.