Mundo

EUA enviam equipamentos militares para Ucrânia e ordena evacuação de seus funcionários

A crise entre Rússia e Ucrânia se agrava dia após dia e há o temor de uma nova guerra na região

(ANSA) – Os Estados Unidos enviaram um novo lote de equipamentos militares para a Ucrânia, informou a embaixada norte-americana no país na madrugada deste sábado (22). Um avião cargueiro pousou em Kiev com os equipamentos.

“O primeiro envio do ano com assistência para a Ucrânia, recentemente definido pelo presidente [Joe] Biden, chegou no fim da noite. O carregamento inclui cerca de 90 toneladas de materiais letais, entre os quais munições, para os defensores da Ucrânia na primeira linha”, informou a Embaixada, ressaltando que, em 2021, foram enviadas ajudas militares de mais de US$ 650 milhões.

Ainda sobre a sede consular, tanto a emissora “CNN” como a agência Bloomberg informaram que o órgão pediu autorização para o Departamento de Estado para enviar de volta ao país todos os funcionários não essenciais e seus familiares. Há o temor pela segurança deles em caso de deflagração do conflito bélico entre ucranianos e russos.

No entanto, à televisão, o departamento informou que “por enquanto, não há nada para anunciar”, mas que “como sempre, está sendo feito um rigoroso planejamento no caso da situação de segurança se deteriorar”.

A crise entre Rússia e Ucrânia se agrava dia após dia e há o temor de uma nova guerra na região. Enquanto os países ocidentais aliados de Kiev denunciam que Moscou está organizando uma invasão com o envio de milhares de militares para as fronteiras, o Kremlin afirma que não vai atacar o país e que está só preocupado com sua “segurança”.

Reino Unido

Neste sábado, o ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, confirmou que se reunirá “em breve” com seu homólogo britânico Ben Wallace. A pauta será focada na crise ucraniana.

Os britânicos estão ao lado dos EUA e da União Europeia em sua defesa de Kiev e fazem parte das negociações de um plano de sanções extremamente duras contra Moscou em caso de invasão.

No domingo (23) e nesta segunda (24), os governos de Austrália, EUA e Reino Unido começaram a retirar funcionários de suas embaixadas na Ucrânia, além de seus familiares. Decisão se deve à “ameaça contínua de ação militar russa”. A OTAN reforçou as fronteiras na Europa com navios e aeronaves de guerra

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.