Mercado de trabalho profissões ligadas à tecnologia estão em alta

Conhecido por ser uma rede social profissional, o LinkedIn serve como um currículo online em que profissionais de diversas áreas expõem seus históricos de trabalho. Com base nos cargos e nas experiências inseridas nos perfis cadastrados nessa rede social, a empresa fez uma lista com projeção das carreiras promissoras para 2020, no Brasil. A lista traz 15 profissões, das quais a maioria está associada à área de tecnologia.

O levantamento foi feito com base nas informações de usuários da rede social, entre 2015 e 2019. Segundo a empresa realizadora da pesquisa, os grupos de profissões foram identificados a partir dos dados públicos dos usuários.

A partir dos dados coletados, foram identificados os grupos de profissões que viveram maior movimentação no período analisado. Posteriormente, foi aplicada uma fórmula que inclui o número de contratações e a taxa de crescimento anual.

“Esperamos que essa lista seja um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou, ainda, no início da carreira”, declara Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina.

Para a jornalista Antônia Correia, 33, a especialização em Mídias Sociais foi importante para ela se atualizar no mercado da comunicação. “Vi que estava tendo muitas oportunidades na área de mídias sociais e senti a necessidade de me atualizar, por isso investi em uma pós-graduação e a partir disso comecei a trabalhar com a gestão de mídias de um sindicato”, comenta.

Confira, a seguir, a lista completa:

1. Gestor de mídias sociais

Para este segmento, o LinkedIn prioriza cinco conhecimentos primordiais: marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator e o próprio marketing tradicional.

Conforme a pesquisa, os três segmentos que mais buscam essa profissão são: publicidade e marketing; mídia online e internet.

2. Engenheiro de cibersegurança

Para seguir nessa profissão é preciso ter como conhecimentos essenciais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services; AWS e Kubernetes.

Já os três segmentos que mais buscam essa carreira são: tecnologia da Informação e serviços; software de computadores e serviços financeiros.

3. Representante de vendas

Considerada uma novidade nas projeções, a área de vendas entrou para a lista das profissões que devem contratar mais neste ano. Para tanto, o LinkedIn cita cinco conhecimentos primordiais: outbound marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas e prospecção.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços e internet.

4. Especialista em sucesso do cliente

Para essa área, a pesquisa cita cinco conhecimentos primordiais: inbound marketing; auxiliar no sucesso do cliente; relações com o cliente; marketing digital e experiência do cliente.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; software de computadores e internet.

5. Cientista de dados

Em quinto lugar, a pesquisa traz a carreira de cientista de dados e cita quatro conhecimentos primordiais: machine learning; ciência de dados; linguagem Python e linguagem R.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; bancos e e softwares de computadores.

6. Engenheiro de dados

Para essa área, a lista cita cinco conhecimentos primordiais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive e a linguagem de programação Python.

Os três segmentos que mais buscam a área são: tecnologia da informação e serviços; bancos e serviços financeiros.

7. Especialista em Inteligência Artificial

Para essa profissão, o LinkedIn traz cinco conhecimentos primordiais, sendo: machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados e Inteligência Artificial (IA).

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores e instituições de ensino superior.

8. Desenvolvedor em JavaScript

Para conseguir vaga nessa área, a pesquisa cita cinco conhecimentos primordiais: React.js; Node.js; AngularJS; Git e MongoDB.

Os três segmentos que mais buscam essa profissão são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores e internet.

9. Investidor Day Trader

Para ter chance nessa área, é necessário ter conhecimento sobre: bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais e investimento de curto prazo Trading.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: serviços financeiros; mercado de capitais e gestoras de fundos de investimentos.

10. Motorista

Diante da crescente oferta de serviços de transporte particular por aplicativo, a profissão de motorista entrou para a lista das profissões promissoras para este ano. Conforme a pesquisa do LinkedIn, cinco conhecimentos são necessários para a área, são eles: serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel e vendas.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: Internet; transportes terrestres e ferroviários e serviços e facilidades ao cliente.

11. Consultor de investimentos

Para esta carreira, cinco conhecimentos são primordiais: investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa e análise financeira.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: serviços financeiros; mercado de capitais e bancos.

12. Assistente de mídias sociais

Profissão cada vez mais popular e com amplas oportunidades, o assistente de mídias sociais deve ter como base cinco conhecimentos primordiais: redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram e noções de publicidade.

13. Desenvolvedor de plataforma Salesforce

Para essa área, são demandados cinco conhecimentos essenciais, sendo: desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com e Visualforce.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: softwares de computadores; tecnologia da informação e serviços e consultoria em gestão.

14. Recrutador especialista em Tecnologia da Informação

Quem quiser entrar no mercado dessa profissão deve ter os seguintes conhecimentos: recrutamento em TI; entrevista; pesquisa de executivos e técnicas de recrutamento.

Os três segmentos que mais buscam a profissão são: tecnologia da informação e serviços; recrutamento e seleção e Recursos Humanos.

15. Coach de metodologia Agile

Essa área em crescimento é oportunidade para profissionais que têm cinco conhecimentos primordiais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile e agilidade para os negócios.

Os três segmentos que mais buscam por profissionais da área são: tecnologia da informação e serviços; softwares de computadores e internet.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.