Mundo

Justiça dos EUA abre investigações sobre a Petrobras

Em Washington, foi aberta uma investigação criminal comandada pelo Departamento de Justiça Americano, para verificar se houve pagamento de propina a funcionários da Petrobras. Conforme o jornal “Financial Times” também está incluído na investigação a SEC (Securities Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais americano).

Autoridades americanas fizeram uma busca, procurando saber se a empresa estatal, ou seus funcionários praticaram a violação da FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), código americano de combate à corrupção praticada no exterior por empresas americanas ou que negociam ações nas bolças de valores dos Estados Unidos. A petrolífera negocia títulos na NYSE (Bolsa de Nova York).

De acordo com a lei, é ilegal subornar oficiais estrangeiros para adquirir ou reter negócios. O Departamento de Justiça e a SEC preferiram não comentar, a Petrobras também não se pronunciou a respeito do caso.

No Brasil, a empresa é bombardeada de denuncias sobre um suposto esquema de corrupção, feitas pelo ex- diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Yousseff, nas averiguações decorrentes da Operação Lava-jato.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.