PETROBRAS
Foto; divulgação

Em Washington, foi aberta uma investigação criminal comandada pelo Departamento de Justiça Americano, para verificar se houve pagamento de propina a funcionários da Petrobras. Conforme o jornal “Financial Times” também está incluído na investigação a SEC (Securities Exchange Commission, órgão regulador do mercado de capitais americano).

Autoridades americanas fizeram uma busca, procurando saber se a empresa estatal, ou seus funcionários praticaram a violação da FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), código americano de combate à corrupção praticada no exterior por empresas americanas ou que negociam ações nas bolças de valores dos Estados Unidos. A petrolífera negocia títulos na NYSE (Bolsa de Nova York).

De acordo com a lei, é ilegal subornar oficiais estrangeiros para adquirir ou reter negócios. O Departamento de Justiça e a SEC preferiram não comentar, a Petrobras também não se pronunciou a respeito do caso.

No Brasil, a empresa é bombardeada de denuncias sobre um suposto esquema de corrupção, feitas pelo ex- diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Yousseff, nas averiguações decorrentes da Operação Lava-jato.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.