Empregos e Estágios

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho incentiva pluralidade entre colaboradores

A inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho vai muito além da contratação e promove um ambiente mais plural, inovador e com trocas de experiências que permitem um novo olhar para o negócio. Além disso, os ganhos também se refletem na produtividade das companhias. É o que aponta estudo produzido pela consultoria McKinsey (2018), por exemplo, em que empresas com um quadro diversificado e inclusivo podem ter resultados financeiros até 21% melhores do que empresas que não possuem uma representação diversa em seus quadros.

O Assaí Atacadista é uma empresa que acredita neste diferencial e valoriza a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. Em 2019, a companhia atingiu 5,4% do quadro total de colaboradores preenchido com profissionais com deficiência, dado acima da meta estabelecida pela legislação.

Além disso, a companhia segue investindo em ações de inclusão e, recentemente, o seu site e intranet – canal interno de comunicação – passaram a ser acessíveis às pessoas com deficiência auditiva, com a implementação da ferramenta Hand Talk (o Hugo) que traduz conteúdos de textos e vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Por meio da iniciativa, o Assaí passou a ser a primeira empresa do varejo a implementar o recurso de acessibilidade.

Na região metropolitana de Natal, a empresa conta com 33 profissionais com deficiência trabalhando em loja e Nazareno Oliveira é um deles. Operador de caixa no Assaí Atacadista da BR-101, Oliveira levou muitos “nãos” quando começou a procurar emprego, após perder uma perna em um acidente. Hoje, está há quase seis anos na empresa e tem grandes planos para o futuro: “Já estava desistindo de encontrar algum trabalho quando me contrataram. E desde então me sinto muito feliz. Hoje estão me dando a oportunidade de conhecer vários setores da empresa e poder progredir na carreira”, afirmou ele.

Atualmente, 2.593 profissionais com deficiência fazem parte do quadro de funcionários da companhia e a expectativa é contribuir ainda mais para a inclusão no mercado de trabalho.

“A inclusão no ambiente profissional é muito importante e faz toda a diferença. A troca de experiências é muito rica e acreditamos que, independentemente de qualquer fator, as pessoas devem ter oportunidades para mostrar suas potencialidades. Por isso, nossas lojas estão sempre de portas abertas para todos os profissionais e pretendemos ser cada vez mais inclusivos”, reforça Claudemir Aparecido do Carmo, diretor regional do Assaí.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo