Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho incentiva pluralidade entre colaboradores

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho incentiva pluralidade entre colaboradores

A inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho vai muito além da contratação e promove um ambiente mais plural, inovador e com trocas de experiências que permitem um novo olhar para o negócio. Além disso, os ganhos também se refletem na produtividade das companhias. É o que aponta estudo produzido pela consultoria McKinsey (2018), por exemplo, em que empresas com um quadro diversificado e inclusivo podem ter resultados financeiros até 21% melhores do que empresas que não possuem uma representação diversa em seus quadros.

O Assaí Atacadista é uma empresa que acredita neste diferencial e valoriza a inclusão de pessoas com deficiência em seu quadro de colaboradores. Em 2019, a companhia atingiu 5,4% do quadro total de colaboradores preenchido com profissionais com deficiência, dado acima da meta estabelecida pela legislação.

Além disso, a companhia segue investindo em ações de inclusão e, recentemente, o seu site e intranet – canal interno de comunicação – passaram a ser acessíveis às pessoas com deficiência auditiva, com a implementação da ferramenta Hand Talk (o Hugo) que traduz conteúdos de textos e vídeos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Por meio da iniciativa, o Assaí passou a ser a primeira empresa do varejo a implementar o recurso de acessibilidade.

Na região metropolitana de Natal, a empresa conta com 33 profissionais com deficiência trabalhando em loja e Nazareno Oliveira é um deles. Operador de caixa no Assaí Atacadista da BR-101, Oliveira levou muitos “nãos” quando começou a procurar emprego, após perder uma perna em um acidente. Hoje, está há quase seis anos na empresa e tem grandes planos para o futuro: “Já estava desistindo de encontrar algum trabalho quando me contrataram. E desde então me sinto muito feliz. Hoje estão me dando a oportunidade de conhecer vários setores da empresa e poder progredir na carreira”, afirmou ele.

Atualmente, 2.593 profissionais com deficiência fazem parte do quadro de funcionários da companhia e a expectativa é contribuir ainda mais para a inclusão no mercado de trabalho.

“A inclusão no ambiente profissional é muito importante e faz toda a diferença. A troca de experiências é muito rica e acreditamos que, independentemente de qualquer fator, as pessoas devem ter oportunidades para mostrar suas potencialidades. Por isso, nossas lojas estão sempre de portas abertas para todos os profissionais e pretendemos ser cada vez mais inclusivos”, reforça Claudemir Aparecido do Carmo, diretor regional do Assaí.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: