Detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, iniciaram uma rebelião em um dos pavilhões por volta das 17h deste sábado (14). Por meio de nota, o governo do Estado informou que a rebelião começou após uma briga entre presos dos pavilhões 4 e 5 e está restrita aos dois pavilhões.
Segundo informações extraoficiais, um carro teria passado e jogado armas para dentro do presídio. Tiros foram ouvidos vindos de dentro da penitenciária.
De acordo com o Major Wellington Camilo, comandante da guarda dos presídios, soltos no pavilhão, os presos teriam invadido o alojamento dos agentes penitenciários e pegaram mais armas.
Sem confirmar envolvimento de facções criminosas, o governo ainda está levantando informações, já que a polícia só está autorizada a entrar ao amanhecer. Até o momento não há registro de fugas. De acordo com a nota “as informações quanto ao números de mortos e feridos estão em levantamento, com pelo menos 10 mortes confirmadas até o momento”.
O governador Robinson Faria está debatendo o problema no Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com o secretário de Segurança Pública, Caio César Bezerra; o secretário de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino; o presidente do Tribunal de Justiça, Expedito Ferrreira; o procurador geral de Justiça do RN, Rinaldo Reis; o comandante da PM, André Azevedo; e representantes das polícias civil e federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Força Nacional.
O chefe do executivo estadual informou que já entrou em contato com o ministro da Justiça, Alexandre de Morais, para que o Governo Federal acompanhe a situação do Estado, e pediu reforço da Força Nacional no lado externo do presídio, o que foi autorizado prontamente.
O governo ainda informou que a área externa do presídio está em vigilância e que não há registro de ações externas.
Os familiares dos presos que estão no local dizem que detentos de Alcaçuz que não estão envolvidos na rixa entre as facções estão pedindo socorro. Um grupo de mulheres das famílias dos presos se reuniu e tentou furar o bloqueio, sem sucesso.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.