Tecnologia

Foguete Starship, da SpaceX, explode minutos após lançamento

Objetivo do Starship é levar tripulação e carga a outros planetas

A empresa aeroespacial SpaceX, fundada por Elon Musk, realizou nesta quinta-feira (20) o primeiro lançamento orbital do Starship, seu maior e mais poderoso foguete, que tem o objetivo de levar tripulação e carga a outros planetas. No entanto, a operação foi interrompida por uma explosão que aconteceu minutos depois do lançamento, provocando a destruição do foguete.

O lançamento do Starship aconteceu no centro de testes da SpaceX em Boca Chica, no Texas. O primeiro lançamento orbital havia sido agendado para quarta-feira (19), mas acabou sendo cancelado devido a um problema em uma válvula de pressão. Na quinta-feira, o lançamento foi autorizado após a substituição da peça defeituosa.

O foguete Starship é um veículo de transporte reutilizável, com capacidade para transportar de 100 a 150 toneladas de carga útil e tripulação. Com 120 metros de altura, o Starship é o maior foguete já construído pela SpaceX e tem o objetivo de levar humanos à Lua e, eventualmente, a Marte.

A SpaceX vem trabalhando no desenvolvimento do Starship há anos, tendo enfrentado atrasos na obtenção de aprovações regulatórias e na finalização das tecnologias necessárias para o lançamento. A própria direção da empresa vem ressaltando o caráter experimental do foguete desde o primeiro lançamento orbital realizado em 2021.

Apesar da explosão registrada nesta quinta-feira, a SpaceX destacou que a operação foi importante para obter informações que ajudarão a melhorar a confiabilidade do Starship em futuros lançamentos. “Com uma prova como esta, o sucesso vem do que aprendemos, e o teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade do Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária“, declarou a empresa em sua conta no Twitter.

O CEO da SpaceX e da Tesla, Elon Musk, havia previsto anteriormente uma chance de sucesso de cerca de 50% para a missão. “Não estou dizendo que chegaremos à órbita, mas garanto emoção“, disse o empresário em uma publicação no Twitter.

Ainda não há informações sobre o que teria causado a explosão do Starship. A equipe da SpaceX deve agora analisar os dados coletados durante a operação para entender as falhas e aprimorar as tecnologias do foguete para futuras missões.

Com a exploração espacial cada vez mais em alta, a SpaceX vem sendo vista como uma das principais empresas do setor, liderando projetos ambiciosos como o Starship e o programa de transporte de astronautas da NASA.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Saiba quais são os carros elétricos mais econômicos à venda no Brasil As tendências de saúde que vão impactar o mundo em 2024 Verão e exercício: uma combinação perfeita para a saúde Os primeiros passos para quem quer entrar em forma com a musculação Dormir faz parte de nossa saúde! Confira algumas dicas. Proteja seu coração das infecções Menopausa precoce: causas, consequências e soluções Por que você deveria incluir o açaí na sua alimentação Perca a gordura abdominal com métodos científicos Café da manhã que favorecem a perda de peso e a saciedade

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.