Rio Grande do Norte

Estudantes potiguares apresentarão projeto científico nos Estados Unidos

Um dos maiores eventos científicos do Brasil, a Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia) que acontece na Universidade de São Paulo (USP) nos próximos dias 15, 16 e 17 de março, contará com a apresentação de projeto científico desenvolvido por dois estudantes da Escola Estadual Walfredo Gurgel, localizada na cidade de Antônio Martins, Oeste do Rio Grande do Norte.

Por terem se destacado e conquistado prêmios na edição anterior da Feira de Ciências da USP, os estudantes de ensino médio José Francisco de Mesquita Silva e José Jalissom da Silva Freitas estarão também representando o Rio Grande do Norte e o Brasil em um dos grandes eventos científicos do mundo, a International Sustainable World Project Olympiad – I-Sweep, que será realizado na cidade de Houston, no Texas (EUA), entre os dias 26 de abril e 4 de maio deste ano.

Os custos da viagem, ida e volta, Natal (BRA) – Houston (EUA), foram garantido pela Secretaria da Educação do RN. O secretário Francisco das Chagas Fernandes recebeu os estudantes no Gabinete da SEEC-RN, e assegurou o apoio das passagens.

Deputado apresenta projeto que cria intercâmbio internacional para rede pública

O projeto científico que será apresentado em Houston pelos estudantes da Escola Walfredo Gurgel, Reciclagem Eletrônica: montando um mini transmissor, desenvolvido com a orientação da professora de Matemática, Humbertina Lúcio, cria a partir de peças de sucata todo um sistema transmissor de rádio, com requintes de FM estéreo, com alcance superior a 200 metros. O novo sistema transmissor de rádio alcança o ambiente escolar e a comunidade próxima.

O projeto foi apresentado na quinta edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, realizado nas dependências da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em Mossoró. Neste evento, ganho a credencial para a participação na Febrace pelo segundo ano consecutivo.

“Usamos produtos velhos e reciclados, como uma televisão, e gastamos pouco mais de três reais para montar tudo”, diz José Francisco ao explicar como foi o processo de construção da rádio, que cabe dentro da sua bolsa.

Reconhecimento

O trabalho desenvolvido em Martins/RN foi relatado em um artigo científico e publicado na Revista Inciência, devido o primeiro lugar na categoria Ciências Sociais Aplicadas na Febrace.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.