Quem é Bruno Lage? Técnico cotado para assumir o Atlético-MG

Bruno Lage é cotado para assumir o comando do Atlético-MG - Divulgação/Getty Images

Após o Atlético-MG empatar com o Bragantino em 1×1 no Mineirão na noite deste sábado (10), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro 2023, o clube mineiro informou a saída do técnico Eduardo Coudet. Em nota oficial, o Galo comunicou que a rescisão ocorreu de forma unilateral partindo do técnico argentino.

Dessa forma diante da saída de Eduardo Coudet, a grande questão pendente é quem pode assumir o lugar do treinador no Atlético-MG?

Entre os diversos nomes apontados, um se destaca e já iniciou as negociações, o técnico português Bruno Lage. Ao 47 anos, o treinador acumula duas passagens por equipes europeias com resultados que oscilam entre altos e baixos.

Bruno Lage

Em 2006 Lage iniciou seus trabalhos como treinador, na época em uma das categorias de base do Benfica. Na base do time português o técnico atuou por seis anos, deixando a função em 2014.

Após alguns outros trabalhos como treinador de base, Lage começou o processo de transição para as equipes principais. Contudo foi só em 2019 que o técnico teria uma oportunidade no time principal do Benfica.

Sua passagem durou cerca de um ano e meio, durante o qual comandou o time em 76 jogos. Assim conquistando 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas.

Após o trabalho na equipe portuguesa seria a hora de Lage ir além e tentar a sorte no Wolverhampton onde disputaria a Premier League durante a temporada 2021/2022. Os números no novo clube no entanto são bem menos animadores, 51 jogos, foram 19 vitórias, 9 empates e 23 derrotas.

Atualmente Lage está disponível no mercado e apesar de ter apenas dois trabalhos como técnico principal para serem analisados, o treinador português tem alguns feitos que merecem destaque. Entre eles os títulos do Campeonato Português e da Supercopa de Portugal, ambos com o Benfica.

Embora seu desempenho tenha sido melhor em terras lusitanas, na Premier League o técnico conseguiu resultados importantes. Vale salientar as vitórias sobre Tottenham e Manchester United, clubes que fazem parte dos seis maiores do campeonato. Ao mesmo tempo, o desempenho da equipe de Lage, fez o Wolves terminar em sua primeira temporada entre os 10 primeiros, em uma competição tida como a mais forte da Europa na atualidade.

Negociações com o novo técnico

Atualmente com negociações em andamento com o Staff de Bruno Lage, o Atlético-MG vê com bons olhos a oportunidade de contar com o técnico português para o andamento da temporada. Informações dentro do clube dão conta que o nome agrada bastante a cúpula do Galo.

Entre os principais apoiadores da chegada do técnico, está Ricardo Guimarães, um dos integrantes do grupo de investidores, conhecido como 4R’s. Contudo, muito das negociações com Lage dependem da resolução do clube com o ex-técnico da equipe, já que atualmente ambas as partes negociam a rescisão do contrato.

Contrato com Eduardo Coudet

Atualmente na Argentina, Eduardo Coudet deverá se apresentar no Atlético-MG nos próximos dias em busca de um acordo. O grande enlace envolve principalmente a multa do técnico argentino que é de R$ 17 milhões.

Contudo a multa em contrato deve ser paga pela parte que desistiu, seja o treinador ou o clube mineiro. Dessa forma o mais provável é que um acordo resulte na anulação da multa evitando um maior desgaste nessa conturbada relação.

Atlético-MG

Diante da parada do calendário em virtude da Data-FIFA, os jogadores do Atlético-MG ganharam um descanso e deverão retornar as atividades apenas na quarta-feira (14). Até que as negociações se resolvam e um novo treinador assuma o cargo, quem deverá ficar à frente da equipe será um técnico interino. Porém o clube mineiro ainda não divulgou quem será o designado para a função.

COMPARTILHE: