Notícias

Ensino básico do RN não prepara adequadamente para o mercado de trabalho

Apesar de alguns segmentos da indústria contribuírem de forma significativa para a economia do Rio Grande do Norte, especialistas alertam para a necessidade de preparo para atuação em áreas do setor.

Imaginando que, segundo o Caged, as principais atividades no estado ligadas à Indústria tiveram mais demissões do que admissões em julho de 2018, o gerente-executivo de Estudos e Prospectiva da CNI, Márcio Guerra, acredita que esse quadro também é reflexo da falta de capacitação identificada, principalmente, na Educação Básica do país.

“Para a gente ter uma ideia, de dez jovens que terminam o Ensino Médio, apenas um sabe o básico de matemática. Em português é um pouquinho diferente, é um pouco melhor, mas os resultados são muito ruins.Isso compromete muito esse jovem que chega no mercado de trabalho, então isso dificulta muito.”

Segundo pesquisa feita pela CNI, que faz parte de um grupo de propostas apresentadas aos candidatos à Presidência da República para as Eleições de 2018, o Brasil deu acesso à educação a quase todas as crianças e adolescentes brasileiras, em 2015. No entanto, cerca de 1,5 milhão de jovens com idade entre 15 a 17 anos, encontravam-se fora da escola naquele ano.

O pesquisador do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB), Jairo Eduardo Borges, explica que, ao terminar o Ensino Médio, grande parte dos jovens parte para a faculdade. Apesar de achar que a ideia é boa, ele ressalta que essa não é a garantia de conseguir um emprego.

“O fato de você ter um nível de escolaridade superior não vai, necessariamente, garantir emprego. Tem a questão do que você aprendeu, tem a questão do que o mercado de trabalho precisa e tem a questão das crises da economia. Isso fica um pouco difícil de dizer que existe uma relação direta.”

Ainda segundo Márcio Guerra, optar por uma modalidade de capacitação não impede o preparo pela outra via. Cursos de nível superior e de educação técnica ou profissional podem, segundo o especialista, servir de complemento ao outro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Harmonia e Saúde: Seu Lar Fit Como Manter a Saúde Mental no Trabalho A Ciência da Gordura: Entendendo o Corpo Humano A Ciência de Secar: Estratégias Eficazes Dicas para Cuidar da Voz Alerta: Sinais Comuns de Câncer de Cérebro Óleo de Chia Caseiro: Simples e Saudável A Hora Certa para Bactérias Amigas Alternativas Naturais para Clarear o Cabelo Molho Shoyu: Um Aliado Inesperado para a Saúde

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.