Variedades

Energias renováveis devem gerar 440 mil empregos na Alemanha até 2035

Estudo da Allianz Trade indica ainda que a expansão da capacidade de eletricidade renovável exigirá investimentos médios de até 40 bilhões de euros por ano

O sistema elétrico de clima neutro da Alemanha traz benefícios significativos de crescimento e emprego. A afirmação vem da pesquisa realizada pela Allianz Trade, empresa global especializada em seguro de crédito. De acordo com o estudo, até 2035 a expansão da capacidade de eletricidade renovável exigirá investimentos médios de 28 bilhões de euros por ano (diretos e indiretos – este último diz respeito às cadeias de suprimentos upstream dos investimentos em energia renovável). Isso induzirá um valor agregado adicional de 40 bilhões de euros por ano, que é 1,4 vezes o investimento ou 2,7 vezes o apoio fiscal do governo.

Enquanto isso, a expansão renovável empregará uma média de 440 mil trabalhadores no total de 2022 a 2035. No entanto, isso pode ser uma bênção ou uma maldição, na opinião dos especialistas. Se a economia continuar fraca, este será um estímulo econômico mais do que bem-vindo. Mas, se a economia voltar a um território de alta ou a recuperação das cadeias de suprimentos globais não acompanhar a expansão, isso pode induzir mais pressão de preços sobre recursos escassos, provocando inflação ou até facilitando uma espiral de preços e salários.

A análise do time de economistas da Allianz Trade inclui os benefícios econômicos de curto prazo para os primeiros cinco anos de operação das instalações. Sua contribuição para o valor agregado varia entre 37% para PV (energia solar fotovoltaica) de campo livre e 52% para eólica offshore. O volume de investimento ultrapassará 1% do PIB atual no final da década e, ao longo de todo o período, o valor bruto adicionado contribuirá em média com mais de 1% para o crescimento econômico.

No gráfico abaixo, os efeitos são mostrados no ano em que a expansão está prevista na legislação e em que as capacidades provavelmente serão leiloadas.

Energias renováveis devem gerar 440 mil empregos na Alemanha até 2035

Na prática, esses efeitos serão suavizados ao longo do tempo. Os 440 mil empregos são calculados de forma bastante “conservadora” e contam apenas o impacto da expansão renovável. A contribuição real para o crescimento do PIB provavelmente será muito maior do que 1% ao ano.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ratinho coloca Marquito na parede e desmascara sua atitude Primeira casa impressa em 3D é entregue nos EUA Carlos Alberto revela depressão por ausência de Silvio Santos Bolsas de estudo para estudar no Canadá, China e Estados Unidos Quais foram as dezenas mais sorteadas da Mega da Virada? ITA oferece cursos gratuitos abertos à população Nasa quer avaliar como o mundo reagiria à vida alienígena 4 criptomoedas do metaverso com potencial de crescimento em 2022 Criptomoeda inspirada em Elon Musk cresce mais de 50% Cinco mil vagas para cursos gratuitos pelo MEC
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.