O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência (Funcitern) lançaram um novo edital para seleção do Programa Gente do Campo, buscando preencher vagas remanescentes do processo seletivo realizado no ano passado.
O número total de bolsas serão sete para vagas remanescentes, sendo cinco para técnico agrícola, técnico em agropecuária ou técnico em agroecologia; uma para médico veterinário; e uma para Assistente Social ou Cientista Social ou Sociólogo ou Educador do Campo ou Pedagogo.
Além dessas, serão oferecidas 66 para formação de cadastro de reserva nas seguintes áreas: Assistente Social ou Cientista Social, ou Sociólogo, ou Educador do Campo ou Pedagogo; Engenheiro Agrônomo ou Tecnólogo em Agroecologia ou Ciências Agrárias; Engenheiro de Pesca ou Tecnólogo em Aquicultura; Técnico Agrícola ou Técnico em Agropecuária ou Técnico em Agroecologia; Técnico em Cooperativismo; Tecnólogo em Cooperativismo ou Tecnólogo em Gestão de Cooperativismo; Médico Veterinário; Zootecnista; Analista de Sistemas; Audiovisual; e Secretário Executivo.
As vagas serão distribuídas entre os Núcleos Estratégicos de Ater (NEAs) pelo Rio Grande do Norte e o Escritório Central de Natal, a depender da formação do candidato.
Para as sete vagas remanescentes, os aprovados como educandos-bolsistas de nível médio serão matriculados no curso superior em Tecnólogo em Agroecologia pela UERN, desenvolvendo as atividades acadêmicas pelo período de 38 (trinta e oito) meses, onde cursarão e deverão fazer jus ao título de Graduação de Tecnólogo em Agroecologia pela UERN.
Os selecionados com formação em nível superior terão atividades durante 14 meses, realizando o curso de Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar também pela Uern.
O valor mensal da bolsa para o nível médio será de R$ 1.200,00 e, para o nível superior, de R$ 2.000,00. A seleção será por meio de análise curricular e entrevista.
As inscrições deverão ser feitas exclusivamente via Internet, na área do candidato, através do preenchimento de formulário próprio disponibilizado no endereço eletrônico forms.gle/3tr2RZiLwVvcacLd8 no período das 08h do dia 03/05/2022 até às 23h59min do dia 14/05/2022.
Para mais detalhes, acesse o edital completo aqui.
FORMAÇÃO – O “Gente do Campo” representa uma proposta de desenvolvimento da nova ATER (Assistência Técnica e Extensão Rural), em sintonia com a Política Nacional de Ater (PNATER) e com o fortalecimento da agricultura familiar de base agroecológica no Rio Grande do Norte.
O programa também compreende um processo de formação formal e vivencial realizado no cotidiano das ações e experiências da EMATER-RN, em parceria com a UERN.
Um diferencial do programa é a priorização das populações do campo na seleção dos novos formandos-bolsistas. Aqueles que tiverem o ensino médio ou técnico e concorrerem a uma das bolsas, ingressarão no curso tecnólogo em Agroecologia. Já os que concorrerem a uma vaga em nível superior, vão realizar uma pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.