Notícias

Curso técnico é a opção para os estudantes que buscam rápida inserção no mercado de trabalho

Conheça as 10 áreas mais valorizadas segundo levantamento da consultoria ManpowerGoup

Com o mercado de trabalho cada vez mais exigente, ser um profissional capacitado e qualificado é um diferencial para suprir as necessidades das empresas. Uma das opções para isso é ingressar em cursos técnicos. Por serem reconhecidos e valorizados por diversos ramos profissionais, os cursos técnicos surgiram com uma proposta de serem uma formação rápida, mas que garante ensino profissionalizante.

Com duração média de dois anos – dois a menos que a maioria das graduações – as formações técnicas oferecem todas as ferramentas necessárias para atender as demandas do mercado, preparando, assim, um trabalhador tecnicamente qualificado com uma formação atualizada.  Seja pela grande procura no mercado de trabalho, pelo baixo custo nas mensalidades ou pela formação mais rápida, os cursos técnicos são a opção daquelas pessoas que desejam uma colocação profissional melhor.

A estudante Renata dos Santos Alves, 22 anos, sempre quis trabalhar na área de saúde, mas estava em dúvida entre seguir a graduação em Enfermagem ou curso técnico de enfermagem. “A área da saúde sempre me encantou, então eu pensei em fazer a graduação, mas eu precisaria estudar cinco anos e isso não era um atrativo. Sendo assim, procurei me informar sobre o curso técnico na área e soube que era a melhor opção para mim. Estou na metade do curso e já consegui aprender muita coisa que vou aplicar no meu dia a dia. Estou feliz e realizada com a minha escolha e espero que ao terminar eu consiga emprego fácil”, revela a jovem.

Uma pesquisa realizada pelo site de empregos Catho aponta que a procura por Técnico de Enfermagem no mercado de trabalho aumentou em 708% com a pandemia. Porém, fugindo da tradicionalidade, existem diversas áreas com uma crescente procura pelos estudantes. Segundo a ManpowerGroup Consultoria entre as áreas mais promissoras estão:

Categorias de Cursos Técnicos

No Brasil, existem três categorias de cursos técnicos: o curso técnico integrado, o externo (ou concomitante) e o profissionalizante (ou subsequente). 

Curso técnico integrado: como o próprio nome já diz, esta modalidade integra o ensino técnico e o médio, possibilitando que o aluno que acaba de finalizar o ensino fundamental e fazer o 1º ano do ensino médio estude e se profissionalize, ao mesmo tempo em que cumpre o calendário da escola básica.

O curso técnico com concomitância externa funciona da seguinte maneira: em um turno o estudante vai para a escola e aprende todos os conteúdos previstos para a sua série, e no turno oposto ele faz o curso técnico na área que escolheu se profissionalizar, em outra instituição. Dessa maneira, ao concluir o ensino médio ele já está preparado para o mercado de trabalho.

Curso técnico subsequente: também conhecido como curso profissionalizante, é voltado para aqueles que já concluíram o ensino médio. Ele forma profissionais aptos para o mercado de trabalho, e ao concluir o curso o participante é certificado como técnico de nível médio.

Bolsa de estudo com desconto

É possível ingressar em um curso técnico com bolsas de estudo de até 70% de desconto disponibilizadas pelo Educa Mais Brasil, que é o maior programa de incentivo à educação do país. Junto com as instituições de ensino parceiras, o programa oferece bolsas em diversas modalidades de ensino, cursos profissionalizantes e cursos de idiomas. Aproveite já o desconto e comece a estudar. Acesse o site e saiba mais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.