(ANSA) – Pelo menos 59 esculturas renascentistas de importantes artistas italianos foram encontradas no Pushkin, o Museu Estatal de Belas Artes de Moscou.
As obras ficaram sob o domínio dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, quando foram expostas em diversos museus de Berlim. Desde então, eram dadas como perdidas. Segundo um relatório da rádio pública Deutschlandradio Kultur, foram achados trabalhos de Donatello, Luca della Robbia, Nicola Pisano e Giovanni Pisano.
A Fundação para o Patrimônio Cultural Prussiano, que supervisiona os museus de Berlim, anunciou nesta quinta-feira (19) que as primeiras esculturas já haviam sido identificadas no ano passado e que, desde então, a Alemanha tem trabalhado em conjunto com o museu de Moscou para dar prosseguimento às investigações.
O presidente da entidade, Hermann Parzinger, disse que todas as 59 esculturas desaparecidas já foram catalogadas, e agora russos e alemães irão restaurar as peças, que devem ficar prontas somente depois de 2019, sem uma data prevista.
Um porta-voz do Pushkin se pronunciou na Deutschlandradio Kultur e minimizou a descoberta. “Na realidade, as esculturas sempre estiveram aqui”, disse. No entanto, agora as obras não são mais tidas como perdidas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.