Notícias

Conheça os benefícios do guaraná

O guaraná é uma fruta com características benéficas não muito conhecida pela maioria da população. Segundo a nutricionista Clarissa Fujiwara, o guaraná é uma boa fonte de energia e antioxidantes que pode aprimorar a saúde, melhorar o raciocínio, concentração e até mesmo aumentar a longevidade. “Além disso, é uma fruta 100% brasileira, e frutas da nossa pátria sempre dão aquele gostinho de lar, doce lar”.

Por isso, que tal adicionar um pouquinho de guaraná no seu dia-a-dia? Veja abaixo uma lista de propriedades do guaraná, além de formas de consumo.

Antioxidante

O guaraná é um ótimo antioxidante. Em um estudo realizado com indivíduos saudáveis, publicado recentemente na revista britânica Food & Function, o guaraná foi comprovado como uma importante fonte de catequinas, com ação antioxidante e propriedades anti-inflamatórias, similar ao que ocorre com alimentos já consagrados como o chá verde e o cacau, por exemplo.

Longevidade

A cidade de origem do guaraná, Maués, AM, tem uma das maiores expectativas de vida do país. E como pode isso? Estudiosos têm realizado diversas pesquisas com o intuito de desvendar quais hábitos desta população que justificariam estes números, e uma das hipóteses inclui o guaraná. O povo de Maués tem o costume de tomar guaraná todo dia de manhã, o que pode contribuir para a manutenção de idades mais avançadas que o resto do país.

Raciocínio e Concentração

A nutricionista Clarissa Fujiwara explica que a presença de metilxantinas do guaraná, como cafeína, teobromina e teofilina demonstra efeitos benéficos em atividades cognitivas na capacidade de raciocínio e concentração. “Isso é devido à melhora da circulação sanguínea às estruturas cerebrais, permitindo maior fluxo e suprimento de oxigênio e nutrientes”.

Energia

A presença de cafeína nas sementes do guaraná tem o poderoso benefício de ter efeitos energizantes.

Melhora no metabolismo de gorduras

Se você faz exercícios, o guaraná também pode te ajudar: ele pode contribuir na perda de peso através da melhora no metabolismo de gorduras. ”Este processo envolve a liberação de gordura na corrente sanguínea, que acaba ficando disponível para ser utilizada como fonte de energia durante o exercício”, diz Clarissa.

Forma de consumo e quantidade recomendada

O guaraná é comumente encontrado sob a forma de pó e, em menor concentração do extrato de sementes de guaraná, na forma de xarope, presente amplamente em bebidas.

Apesar de não haver consenso em relação à quantidade indicada para o consumo de guaraná, para adultos, orienta-se a quantidade 1 a 4 colheres de café de pó de guaraná distribuídas ao longo do dia.

Para evitar dificuldades para dormir e prejuízo ao sono, aconselha-se evitar o consumo de grandes quantidades de guaraná no período da noite ou próximo ao horário de dormir.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Sorrindo por Dentro: A Arte de Se Valorizar Luz e Cor: Como a Cromoterapia influencia na saúde?! Alimentos que fazem mais do que nutrir! Saúde no prato. Coma Bem, Brilhe Mais: Queratina na Dieta Despertar Citrino: O Poder do Limão no Seu Chá Ciência na Cozinha: Probióticos Contra a Asma A Importância do Leite Materno na Infância. Cuidado Maternal: Benefícios Físicos Celulite e Café: Separando Fatos de Ficção Atividade Física: Aliada Contra a Celulite

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.