Notícias

Conheça as 15 melhores faculdades de música do Brasil

Ao todo, existem 109 faculdades autorizadas a oferecer o curso superior de música no Brasil e as que se encontram aptas são qualificadas de acordo com os critérios de avaliação do Ministério da Educação. Entre os quesitos de avaliação analisados pelo MEC se encontram o conceito do curso, onde é avaliado a titulação do corpo docente, o desempenho dos alunos, as instalações físicas, a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos; o conceito preliminar do curso, que é atribuído a partir de uma avaliação presencial do MEC e pode confirmar ou sugerir a modificação desse conceito e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), uma avaliação dos conhecimentos e competências dos estudantes relacionadas às diretrizes curriculares de determinado curso de graduação.

Rodrigo Victor Marques, de 19 anos, escolheu o bacharelado em música e não se arrepende da escolha. “A música tem muito significado para mim. Ela é a melhor maneira para expressar a nossa liberdade e os nossos sentimentos”. O estudante da UNINCOR EAD tem contato com a música desde os oito anos de idade mas, no início, fechava os olhos para o futuro musical. “Quando conclui o ensino médio, tentei fazer Psicologia e Ciência da Computação mas não consegui me encontrar nesses cursos”, contou.

Foi na música que Rodrigo encontrou seu caminho. “Eu sempre tive muita dúvida. Hoje, já estou indo para o terceiro semestre na faculdade”, comemora. Ele também atua na área como professor e está começando a empreender na área musical. “Dou aula de contra baixo e guitarra e estou iniciando com um pequeno estúdio musical. Estou muito feliz nessa área”, disse orgulhoso.

A maioria das universidades exige alguma vivência no campo musical para quem pretende ingressar no curso. O processo seletivo inclui teste de conhecimentos gerais sobre a área e uma prova de aptidão, na qual são avaliados a técnica e a habilidade em Música. Quem escolher a modalidade de bacharelado pode compor, reger e interpretar obras eruditas e populares, atuando como compositor, maestro, intérprete, gravar trilhas sonoras e até criar jingles para filmes e comercias publicitários. Porém, caso o bacharel faça uma licenciatura, poderá ainda dar aulas nos ensinos Fundamental e Médio.

Entre as 15 melhores faculdade de música do Brasil, sete são privadas e entre elas, cinco são parceiras do Educa Mais Brasil. O programa oferece bolsas de estudo para várias modalidades de ensino. Entre as faculdades parceiras do Educa Mais Brasil onde, em parceria com o Portal N10, é possível estudar com até 70% de desconto estão: Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp) e Universidade Anhembi Morumbi (UAM).

Pretende ingressar em uma boa faculdade de música? Confira agora quais são as melhores faculdades de música do país:

Públicas:

  1. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mendonça Filho (Unesp)

Local: São Paulo (SP)

Enade: 5

  1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs)

Local: Porto Alegre (RS)

Enade: 5

  1. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Local: Curitiba (PR)

Enade: 5

  1. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Local: Rio de Janeiro (RJ)

Enade: 4

  1. Universidade Federal do Ceará (UFC)

Local: Fortaleza e Sobral (CE)

Enade: 4

  1. Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Local: Salvador (BA)

Enade: 5

  1. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Local: Santa Maria (RS)

Enade: 5

  1. Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Local: Uberlândia (MG)

Enade: 5

Privadas:

  1. Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

Local: Curitiba (PR)

  1. – Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Local: Presidente Prudente (SP)

  1. – Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)

Local: Barra Mansa (RJ)

  1. Faculdade Integral Cantareira (F.I.C)

Local: São Paulo (SP)

  1. – Faculdade Campo Limpo Paulista (Faccamp)

Local: Campo Limpo Paulista (SP)

  1. – FIAM-FAAM Centro Universitário (Unifiam FAAM)

Local: São Paulo (SP)

Enade: 5

  1. – Universidade Anhembi Morumbi (UAM)

Local: São Paulo (SP)

Enade: 4

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.