A comissão especial para o novo concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) anunciou nesta quarta-feira (20/04) o Instituto AOCP como a banca organizadora do certame. Também foi acatada a recomendação para destinação de cotas para pessoas negras.
De acordo com a Assembleia, a escolha do Instituto AOCP ocorreu após análise da comissão do concurso, que concordou que a banca reunia as melhores condições para a realização do certame ainda este ano.
A Mesa Diretora da ALRN deverá assinar o contrato nos próximos dias e, em seguida, publicar em Diário Oficial.
Sobre as cotas para pessoas negras, a comissão do concurso acatou a recomendação em cumprimento à Lei Estadual 11.015/2021, sancionada no fim do ano passado e que trata sobre a garantia de 20% das vagas nos concursos públicos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estadual para a população negra. Não haverá a ampliação do número de vagas previstas no concurso.
A comissão também definiu que haverá a realização de provas na cidade de Pau dos Ferros para atender os candidatos residentes nas regiões Oeste e Alto Oeste potiguar.
A expectativa é que em 30 dias após a assinatura do contrato com a banca seja lançado o edital para o concurso, que deverá ter as provas aplicadas 120 dias depois.
Concurso da ALRN terá 47 vagas
O diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros, adiantou que serão 24 vagas para o cargo de Analista Legislativo – Nível Superior, com remuneração inicial de R$ 7.725,75 mais Auxílio alimentação e auxílio saúde; além de 23 vagas para o cargo de Técnico Legislativo da Casa Legislativa – Nível Médio, com remuneração inicial de R$ 4.139,75, mais auxílio alimentação e auxílio saúde. Ano passado, Augusto Viveiros havia confirmado que a intenção era abrir certame com 135 vagas.
Último concurso público da ALRN
Último edital publicado do concurso ALRN foi em 2013, com organização da banca FCC e oferta de 82 vagas em cargos de níveis médio e superior, dentre elas as seguintes:
- Analista Legislativo
- Assessoria Técnica de Controle Interno
- Técnico Legislativo
- Arquitetura
- Analista de Sistemas
- Biblioteconomia
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Jornalismo
- Medicina
- Psicologia
- Operador de som
- Programador
- Taquigrafia
- Técnico em hardware
Nas provas objetivas de conhecimentos gerais ou específicos para todos os cargos, houve a cobrança das disciplinas de português, RLM e história do Rio Grande do Norte.
O cargo de analista, por sua vez, ainda cobrou as disciplinas de civil, administrativo, constitucional, regimento e constituição do RN. Para técnico foram cobradas as disciplinas de regimento e constituição do RN. A discursiva variou entre estudo de caso ou redação, a depender do cargo escolhido.
Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Quer bolsa de estudo com até 70% de DESCONTO? Clique aqui e saiba mais!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.