A diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) se reuniu com o presidente da Comissão Especial do concurso público, Sérgio Freire – nesta terça-feira (15/02) – para tratar das próximas ações relacionadas ao concurso público para provimento de cargos efetivos na Casa Legislativa. De acordo com o procurador-geral da Assembleia e presidente da Comissão Especial da Casa, responsável pelo certame, uma Comissão de Licitação deve ser constituída nos próximos dias e deve fazer análise das empresas interessadas em organizar o certame até a primeira semana de março.
De acordo com Sérgio Freire, a Comissão de Licitação teve que ser reconstituída porque quatro dos cinco membros titulares anteriormente nomeados alegaram suspeição, uma vez que eles terão interesse direto no concurso. Por causa disso, eles não podem participar como membros da comissão.
O procurador explicou que já foi apresentado à Assembleia Legislativa o Termo de Referência para a contratação da empresa organizadora, já foi aberto o procedimento para habilitação das empresas interessadas e já existem as propostas das bancas. Agora é esperar que a nova comissão, que deve ser formalmente constituída nos próximos dias, faça a análise das propostas e a contratação da empresa seja realizada. O procurador-geral acredita que a escolha da possível banca deve acontecer até a primeira semana de março.
Concurso da ALRN terá 47 vagas
O diretor geral da Assembleia Legislativa, Augusto Viveiros, adiantou que serão 24 vagas para o cargo de Analista Legislativo – Nível Superior, com remuneração inicial de R$ 7.725,75 mais Auxílio alimentação e auxílio saúde; além de 23 vagas para o cargo de Técnico Legislativo da Casa Legislativa – Nível Médio, com remuneração inicial de R$ 4.139,75, mais auxílio alimentação e auxílio saúde. Ano passado, Augusto Viveiros havia confirmado que a intenção era abrir certame com 135 vagas.
De acordo com Augusto Viveiros, o próximo passo – após escolha da banca organizadora, será a publicação do edital. “Agora é seguir os trâmites legais e aguardar a aprovação dos 47 novos servidores da Casa Legislativa. É uma oportunidade única para aqueles que pretendem ingressar no serviço público”, comentou ao lamentar a não abertura de vagas para o cargo de Polícia Legislativa. “Sob orientação do Tribunal de Contas do Estado, que baseou-se na Lei Federal nº 173/2020, que proíbe a criação de novos cargos, em virtude da pandemia”, lamentou.
Último concurso público da ALRN
Último edital publicado do concurso ALRN foi em 2013, com organização da banca FCC e oferta de 82 vagas em cargos de níveis médio e superior, dentre elas as seguintes:
- Analista Legislativo
- Assessoria Técnica de Controle Interno
- Técnico Legislativo
- Arquitetura
- Analista de Sistemas
- Biblioteconomia
- Enfermagem
- Engenharia Civil
- Jornalismo
- Medicina
- Psicologia
- Operador de som
- Programador
- Taquigrafia
- Técnico em hardware
Nas provas objetivas de conhecimentos gerais ou específicos para todos os cargos, houve a cobrança das disciplinas de português, RLM e história do Rio Grande do Norte.
O cargo de analista, por sua vez, ainda cobrou as disciplinas de civil, administrativo, constitucional, regimento e constituição do RN. Para técnico foram cobradas as disciplinas de regimento e constituição do RN. A discursiva variou entre estudo de caso ou redação, a depender do cargo escolhido.
Se você quer ficar por dentro das novidades de concurso público e processo seletivo no Rio Grande do Norte, participe do nosso grupo no Facebook (clique aqui). Quer bolsa de estudo com até 70% de DESCONTO? Clique aqui e saiba mais!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.