Ciência

Em agosto teremos lua azul, Júpiter e Saturno mais próximos da Terra e chuva de meteoros

É sempre uma boa ideia sair para ver a lua e as estrelas à noite, mas quando há eventos especiais, como a lua de morango que ocorreu no dia 24 de junho, o momento é ainda mais mágico.

No dia 22 de agosto (um domingo) será possível ver a lua azul no céu, evento que ocorre aproximadamente a cada dois anos e meio, de acordo com a NASA. Isso se deve ao atraso entre o ciclo lunar e os calendários.

O que é a lua azul?

Todo mês há apenas uma lua cheia, mas às vezes aparece uma segunda e isso é conhecido como lua azul. Mas ao contrário do que seu nome sugere, o satélite da Terra não aparecerá dessa cor. Foi nomeado assim para diferenciá-lo de outras luas cheias.

Além disso, a lua cheia de agosto será o que é conhecido como lua azul sazonal, porque cada estação do ano normalmente tem três luas cheias, mas neste verão haverá quatro.

Como ver a lua azul e a chuva de meteoros?

Este show pode ser visto a partir do momento em que escurece, desde que o céu esteja claro o suficiente e com pouca poluição luminosa, então seu jardim pode ser uma boa ideia.

Chuva de meteoros em agosto

Mas este não será o único evento espacial deste mês. Agosto trará a chuva de meteoros conhecida como Perseidas. De acordo com a NASA, isso ocorre todos os anos quando a Terra atravessa os destroços do cometa Swift-Tuttle.

A maioria dos meteoros tem o tamanho de um arrozal e criam o que é conhecido como chuva de meteoros quando entram na atmosfera e queimam. A melhor época para ver esse fenômeno será da noite de 11 de agosto até o amanhecer de 12 de agosto – com 110 meteoros por hora. A fase crescente da lua fornecerá uma boa condição para a observação de meteoros em locais com pouca poluição luminosa.

Para vê-lo, encontre um lugar onde não haja luzes e deite-se para curtir o show. Se você não puder sair, a equipe Meteor Watch da NASA planeja transmiti-lo das 22h00 às 17h00.

Planetas mais próximos

Além disso, este será o melhor mês do ano para ver Júpiter e Saturno – os dois maiores planetas do Sistema Solar, pois eles estarão mais próximos da Terra.

Entre o dia 02 e 08 de agosto Saturno – o senhor dos anéis, atinge sua oposição, termo astronômico que significa que o planeta fica oposto ao Sol na esfera celeste. É a melhor posição para observação, com o planeta mais alto no céu e também visível durante mais tempo. Um pequeno telescópio irá mostrar seus delicados anéis e algumas de suas maiores luas, como Titã.

Já no dia 19 de agosto, Júpiter também atinge a oposição. Ele pode ser visto na direção da constelação de Capricórnio, brilhando mais que qualquer estrela. Um telescópio amador poderá mostrar suas quatro maiores luas e, com sorte, a Grande Mancha Vermelha.

Você está pronto para curtir os shows noturnos em agosto?

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.