A organização sem fins lucrativos Habitat for Humanity, que ajuda pessoas de baixa renda a obter moradias acessíveis, deu a uma família as chaves da primeira casa impressa em 3D nos Estados Unidos.
Como parte da iniciativa, Habitat for Humanity está trabalhando com a gráfica Alquist 3D. Na semana passada, um evento ocorreu em Williamsburg, Virginia, onde a casa foi oficialmente entregue a April Stringfield.
A impressão da casa de 335 metros quadrados foi concluída em apenas 12 horas, reduzindo o cronograma de construção padrão em pelo menos quatro semanas, observou a Habitat for Humanity. A casa tem três quartos e dois banheiros completos.
Redução de custos
A Alquist usa concreto em vez de madeira para imprimir paredes externas, reduzindo os custos de construção em cerca de 15% por metro quadrado. O concreto retém melhor o calor, reduz os custos de aquecimento e resfriamento e é mais resistente a possíveis danos de tornados e furacões.
“Sempre quis ter uma casa. É um sonho que se torna realidade”, disse April Stringfield, beneficiária do programa habitacional Habitat for Humanity Peninsula and Greater Williamsburg. Sua CEO, Janet Green, deixou claro que a ONG não doa casas, mas as vende para “famílias de renda baixa a moderada”.
Dentre os requisitos para ter acesso a este programa habitacional, os candidatos devem completar pelo menos 300 horas de trabalho voluntário nesta organização, além de ter um bom histórico de crédito e ter condições de pagar uma casa. No entanto, as hipotecas são pagas sem juros por um período de 20 a 30 para uma subsidiária da Habitat for Humanity.
A Alquist 3D também fornecerá à Stringfield uma impressora 3D pessoal, permitindo-lhe imprimir maçanetas, tampas de interruptores e outras peças substituíveis.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.