Rio Grande do Norte

Varíola dos macacos: Brasil tem mais de 200 casos confirmados

Casos foram registrados nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Rio Grande do Norte, Goiás e Distrito Federal

O Brasil já tem 219 casos confirmados de varíola dos macacos, doença transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus.

O total de casos foi contabilizado pela Agência Brasil, com base em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

Segundo o Ministério da Saúde, São Paulo tem o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, de acordo com a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

O que é a varíola dos macacos?

É outro tipo de varíola causada por um vírus animal e transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus.

O vírus foi descoberto pela primeira vez em macacos de laboratório que sofreram, em 1958, um surto semelhante ao que vemos hoje, embora se diga que os portadores iniciais desse vírus são na verdade os roedores com os quais esses macacos entraram em contato.

Como a doença é transmitida?

Geralmente, a varíola dos macacos é transmitida ao ser mordido ou arranhado pelo animal infectado, ao comer carne contaminada ou ao tocar em tecido que entrou em contato direto com o animal. Isso ocorre porque o vírus só pode entrar através de rupturas na pele e nas membranas mucosas, como olhos, nariz e boca.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, no mês passado, nota reforçando a necessidade de adoção de medidas “não farmacológicas”, como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus no Brasil.

“Tais medidas não farmacológicas, como o distanciamento físico sempre que possível, o uso de máscaras de proteção e a higienização frequente das mãos, têm o condão de proteger o indivíduo e a coletividade não apenas contra a covid-19, mas também contra outras doenças”, informou.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas.Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo.Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores.Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Back to top button
Close

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.