Destaques, Plantão Policial

Narco Trucks: operação da PF combate facção criminosa que age dentro do RN

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, dia 16 de outubro, a Operação Narco Trucks, objetivando desbaratar um grupo criminoso dedicado ao tráfico de entorpecentes e à lavagem de capitais no Rio Grande do Norte.

Cerca de 90 policiais federais cumpriram, com apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da PM/RN, nas cidades de Natal, São José de Mipibu, Tibau do Sul, Parnamirim, Macaíba, Brejinho e Baía Formosa, 20 mandados judiciais de busca e apreensão e 13 mandados de prisão preventiva, além de medidas de sequestro de bens e bloqueios de contas dos suspeitos.

As investigações tiveram início em 2017, quando a PF apreendeu na zona rural de Macaíba, região metropolitana de Natal, aproximadamente 30 kg de cocaína, além de rascunhos e documentos da contabilidade de traficantes detidos naquela ocasião.

PF polícia federal no rn

Elementos de provas existentes nos autos apontam que o principal alvo preso na operação de hoje seria, ainda, líder de um grupo criminoso com atuação no Paço da Pátria e apontado como fornecedor de drogas de uma facção criminosa do RN.

Durante o cumprimento dos mandados, a PF também prendeu um investigado acusado de tráfico que fornecia drogas para Natal e outros municípios como São José do Mipibu, Brejinho e Tibau do Sul, além de ser um dos principais abastecedores de cocaína da praia de Pipa, no Litoral Sul Potiguar.

Os presos estão sendo indiciados e vão responder pelos crimes de tráfico de entorpecentes, lavagem de capitais e organização criminosa, cujas penas máximas, somadas, podem alcançar até 33 anos de reclusão.

*O nome da operação remete ao fato de que 90% do tráfico realizado por esta quadrilha era feito através de caminhões (Truck, em inglês).

Read More...

Destaques, RN

RN-063: obra da estrada que liga Tabatinga à Barreta entra na sua fase final

O veraneio de 2019 nas praias do litoral sul contarão com uma grande surpresa: a nova estrada da RN-063, que liga as praias de Tabatinga à Barreta, em Nísia Floresta. As obras se encontram no seu estágio final e são um investimento de R$ 7 milhões do Governo Cidadão, que surgem do acordo de empréstimo com o Banco Mundial.

Dos 9km, apenas 800 metros de estrada faltam para serem finalizados e a expectativa de entrega é para o fim do ano de 2018. A revitalização do trecho Tabatinga-Barreta é fundamental para a infraestrutura turística das praias do litoral sul.

Em visita à obra, na manhã desta segunda-feira (15), o governador Robinson Faria pediu celeridade pois pretende entregar a nova estrada até dezembro. “O verão está chegando e teremos uma estrada nova, agora com calçadas para os turistas e veranistas se deslocarem com segurança. Nosso estado é um dos destinos mais procurados do país, e em dezembro estarei aqui inaugurando essa importante obra”, disse.

 obra da estrada que liga Tabatinga à Barreta entra na sua fase final

Foto: João Vital

“Estamos investindo em infraestrutura turística. Nesta RN por exemplo, não possuía calçadas, construímos calçadas nos dois lados da via. A sinalização da pista é outro ponto fundamental para segurança. Vamos entregar a via sinalizada”, explicou Vagner Araújo, secretário da Sethas e coordenador do Projeto Governo Cidadão.

Também acompanharam a visita o Diretor do DER Jorge Faxe e a chefe da Casa Civil Tatiana Mendes.

SAIBA MAIS

Ao todo, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, estão sendo construídas/revitalizadas oito estradas em todo o Rio Grande do Norte: a RN-063 em Nísia Floresta, a RN-307, em Genipabu, a RN-011, em Carnaubais, a RN-16, em Serra do Mel, a RN-015, em Baraúna, a RN-087, em Cerro Corá, a RN-118, em Caicó, e RN-160, em São Gonçalo do Amarante. O investimento total é de R$ 173,2 milhões.

“Essas estradas vêm para fomentar a economia do estado, aumentar a oferta de trabalho, desenvolver o interior do estado, movimentar o turismo e incentivar a produção da agricultura e agropecuária familiar”, diz em nota o governo.

Read More...

Destaques, Natal

Mutirão de mamografia será realizado na zona Oeste de Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará continuidade esta semana ao mutirão de mamografias gratuitas, dentro da programação do Outubro Rosa, mês de conscientização quanto a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta semana, a ação será realizada nos dias 18 e 19 na Unidade de Saúde de Nazaré, no Distrito Sanitário Oeste. Além disso, durante o mês, as unidades de saúde realizarão diversas atividades de promoção à saúde da mulher.

Na primeira semana da ação, foram realizadas mais de 300 mamografias. A Secretaria de Saúde e o Grupo reviver fecharam uma parceria para conscientizar as mulheres sobre o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.

Desde o dia 8 de outubro – seguindo até o dia 2 de novembro, a Unidade Móvel Savana Galvão, do Grupo Reviver, estará realizando mamografias gratuitas em Natal. A demanda é aberta para as mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Ou seja, elas poderão fazer mamografias pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem a necessidade de pedido médico. Para as mulheres fora dessa faixa etária, é necessário requisição médica.

As ações acontecerão das 8h às 17h. Confira as datas e os locais:

18 e 19/10 – Unidade de Saúde de Nazaré – Rua Rubens Mariz, 744, Nazaré

22 a 26/10 – Unidade Rosângela Lima – Rua Santa Beatriz – Planalto

29/10 a 02/11 – Policlínica Zeca Passos – Praça Augusto Severo, 281- Ribeira

Programação do Outubro Rosa em Natal

Além disso, ao longo do mês, as unidades de saúde realizarão diversas ações de promoção à saúde da mulher, com o projeto Mulher 365 – O cuidar passa por todas as estações sendo realizado no dia 20 de outubro.

15/10 – Unidade de Saúde Planalto, Cidade Satélite, Nordelândia, Pajuçara

16/10 – Unidade de Saúde Planalto, Pajuçara

17/10 – Unidade de Saúde Planalto, SAMU Natal, Cidade Satélite, Pajuçara, São João, Mirassol

18/10 – Unidade de Saúde Planalto, Pajuçara, Brasília Teimosa, KM 06

19/10 – Unidade de Saúde Planalto, Vista Verde, Pajuçara, Aparecida, USF Quintas, Novo Horizonte, KM 06

20/10 – Mulher 365: Felipe Camarão III, Sâo João, Brasília Teimosa, Planalto, Pajuçara, UBS Quintas, Novo Horizonte

22/10 – Unidade de Saúde de Cidade Satélite

23/10 – Unidade de Saúde de Parque das Dunas

25/10 – Unidade de Saúde de Planície das Mangueiras, Cidade Satélite

26/10 – Unidade de Saúde das Rocas

27/10 – Unidade de Saúde de Vale Dourado, Unidade Mista de Mãe Luiza, Cidade da Esperança

29/10 – Unidade de Saúde de Cidade Satélite, São João, Guarapes

30/10 – Unidade de Saúde de Mirassol, Guarapes

Read More...

Brasil, Destaques

Saiba quais são as principais licenças remuneradas previstas na CLT

Todos os trabalhadores com carteira assinada têm direito de se ausentar do serviço em algumas ocasiões sem ter o dia ou o período descontado do seu salário. As licenças remuneradas estão previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas constituem situações específicas que precisam ser justificadas e documentadas para que não haja prejuízo na remuneração.

As principais licenças trabalhistas remuneradas previstas da CLT são:

Licença Óbito ou Nojo

Permite a ausência do trabalhador por dois dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, pais ou filhos. Para comprovar a morte do familiar, o empregado deve entregar à empresa uma cópia do atestado de óbito. A contagem da licença começa a valer no dia da morte do familiar.

Licença Casamento ou Gala

Prevê até três dias de folga para empregados que acabaram de se casar. A licença começa a contar no dia do casamento civil. Para documentar basta uma cópia da certidão de casamento, porque o empregador também precisará alterar os dados em seus cadastros.

Licença por Doação de Sangue Voluntária

Uma vez por ano, o trabalhador pode se ausentar do trabalho para doar sangue. O órgão receptor da doação emite uma declaração que precisa ser entregue à empresa para comprovar a ausência.

Licença Vestibular

O trabalhador pode se ausentar nos dias em que precisar realizar provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

Licença Eleitor

Possibilita a ausência do empregado por dois dias consecutivos ou não, para se alistar como eleitor. Convocados para atuar nas eleições também têm direito a dois dias de folga por cada dia à disposição da Justiça Eleitoral.

Licença Juízo

Permite o afastamento do trabalho pelo tempo que se fizer necessário, quando tiver que comparecer à Justiça. Nesses casos, a Justiça emite documento comprovando o comparecimento.

Licença por Serviço Militar Obrigatório

Prevê afastamento no período em que o trabalhador tiver de cumprir as exigências do Serviço Militar (alistamento e seleção). O empregado deverá apresentar à empresa documento que comprove seu comparecimento às Forças Armadas.

Licença Sindical

Possibilita o afastamento pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

Licença Acompanhamento

Os pais têm até dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez da esposa ou companheira. Pais ou mães têm direito a um dia por ano para acompanhar filho de até seis anos em consulta médica. Para justificar a falta, basta entregar à empresa o atestado de acompanhamento do paciente.

Licença Paternidade

Prevê cinco dias de afastamento após o nascimento do filho. Servidores públicos federais e funcionários de empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã têm o período de licença ampliado para 20 dias. Também em caso de morte da mãe é assegurado ao pai empregado licença por todo o período de licença-maternidade ou pelo tempo restante que a mãe teria direito.

Licença Maternidade

As trabalhadoras têm direito de 120 dias de licença gestante. Esse período pode ser estendido para até 180 dias para servidoras públicas federais e funcionárias de empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã. Em caso de adoção, também é concedido salário-maternidade. Nesses casos, o adotante permanece em licença pelo período de 120 dias. Para os recém-nascidos, o pai também tem direito à licença paternidade. O direito se aplica a partir do momento da comprovação da adoção.

Licença médica

O benefício é dado ao funcionário, devido a um problema de saúde diagnosticado por um médico que impossibilite exercer suas funções. Até os 15 primeiros dias do afastamento, o funcionário obtém a licença médica, a partir do 16º dia, ele passa a receber o auxílio-doença, de responsabilidade do INSS.

Durante a licença remunerada, a ausência do empregado é justificada e computada no tempo de serviço. O período de afastamento será considerado para o cálculo do 13º salário. O trabalhador que permanecer de licença remunerada por mais de 30 dias não terá direito à aquisição de férias nesse período. Já no caso em que a licença concedida for de até 30 dias, o empregado continuará tendo direito ao gozo e remuneração das férias, considerando, inclusive, o tempo de afastamento para computar essa remuneração.

Read More...

Destaques, RN

Fiern/Certus: pesquisa mostra liderança de Haddad no Rio Grande do Norte

A primeira pesquisa de intenção de votos do segundo turno no Rio Grande do Norte mostra, na sondagem estimulada das preferências para presidente, Fernando Haddad (PT) com 45,46%, enquanto Jair Bolsonaro (PSL) tem 34,54%. Os números são da Fiern/Certus, divulgada nesta segunda-feira (15).

De acordo com os dados, a diferença entre os dois candidatos que disputam a Presidência da República fica em 10,92 pontos percentuais. Enquanto isto, 8,37% afirmam que não sabem em quem vai votar e 11,42% respondem “nenhum”.

Considerando os percentuais de votos válidos, Fernando Haddad tem 56,82%. Isso significa que, com a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, ele pode estar com índices que variam entre 53,82% e 59,82% e Jair Bolsonaro tem 43,18% dos válidos. Portanto, há possibilidade de estar entre 40,18% e 46,18%.

Fiern Certus  pesquisa mostra liderança de Haddad no Rio Grande do Norte Bolsonaro

Na estratificação por gênero da sondagem estimulada dos votos totais, o candidato do PT tem o percentual mais expressivo entre as mulheres, com 47,34%, ficando com 43,19% entre os homens. O candidato do PSL tem o índice mais expressivo entre os homens, nos quais chega a 41,31%, ficando com 28,92% entre as mulheres.

Na distribuição por idade, o maior percentual de Haddad está entre os que têm de 25 a 34 anos, com 50,34%. Bolsonaro fica com o melhor desempenho entre os que estão com mais de 60 anos, nos quais vai a 38,67%.

A estratificação por grau de instrução mostra Haddad com 56,41% entre os que não “sabem ler nem escrever” e Bolsonaro com 41,92% entre os que têm terceiro grau incompleto ou completo. Esses são as faixas etárias na quis os dois apresentam seus melhores percentuais.

Entre os ateus, Haddad vai a 57,89% e Bolsonaro fica com 48,57% entre os evangélicos, índices mais expressivos, no Estado, dos candidatos a presidente que estão no segundo turno na distribuição segundo a religião.

Nas regiões geográficas, o candidato do PT vai a 68,39% no Alto Oeste, enquanto o do PSL fica com 47,17% na Grande Natal.

O índice de rejeição de Fernando Haddad é de 41,56 pontos, percentual dos que respondem não votar nele de jeito nenhum. Afirmam que votariam em Haddad “com certeza” 39,65%; enquanto 17,38% que poderiam votar. Na Grande Natal, está a maior rejeição de Haddad, com 55%.

Jair Bolsonaro tem uma rejeição de 52,13%, que é o índice dos que afirmam não votar “nele de jeito nenhum”, chegando a 71,61% no Alto Oeste. Responderam que votaria nele “com certeza”, 32,20% e que poderia vir a votar 13,48%.

Detalhes da pesquisa

A pesquisa FIERN/Certus ouviu 1.410 eleitores maiores de 16 anos em 7 regiões do estado. Ela foi realizada entre os dias 10 e 13 de outubro, com intervalo de confiança de 95%, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número BR-00385/2018. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Read More...