Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape-RN) se reuniram virtualmente na manhã desta terça-feira, 9 de março, para discutir a realização de uma parceria voltada para a produção leiteira. Nessa perspectiva, a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) poderá realizar análises físico-químicas e microbiológicas de produtos lácteos produzidos no estado.
+ Escola Agrícola da UFRN abre processo seletivo com 255 vagas em cursos técnicos
Para o secretário da Agricultura, da Pecuária e da Pesca, Guilherme Saldanha, a importância da parceria se justifica pela eficiência da análise do leite realizada pela EAJ-UFRN. Já o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, destacou que a instituição de ensino também tem interesse em firmar acordo, colocando a Universidade à disposição para ações que contribuam com o desenvolvimento do estado.
A cooperação tem o objetivo de padronizar procedimentos de fiscalização da segurança alimentar, garantindo o certificado do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI–POA). A UFRN, a Sape-RN e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) também colaboram em pesquisas acadêmicas e visitas técnicas para alunos, professores e técnicos vinculados a seus programas institucionais.
Além do reitor e do secretário da Sape, participaram ainda da reunião o diretor da EAJ, Ivan Max de Lacerda; coordenador do Laboratório de Qualidade do Leite (Laboleite), Adriano Rangel; pró-reitor adjunto de Planejamento, Djalma Ribeiro; além de outros integrantes das instituições.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.