Rio Grande do Norte

Racha no PT do RN pode levar senador Jean Paul para o PSD

Governadora escolheu o pedetista Carlos Eduardo para disputar vaga ao Senado

Escanteado pela governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), na chapa majoritária que irá disputar as eleições em outubro, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) abriu um racha no partido. O parlamentar negocia migrar para o PSD, de Gilberto Kassab, para tentar a reeleição no Estado.

A movimentação começou após a governadora, com o aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, comunicar ao petista que havia escolhido o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), para a disputa. Prates era suplente de Fátima Bezerra antes de assumir o mandato no Senado, mas agora poderá disputar contra o candidato dela.

Nos últimos dias, Jean Paul Prates conversou tanto com Kassab quanto com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre a mudança de partido. O nome dele agrada ao PSD, já que a sigla perdeu seu principal candidato ao Senado no Rio Grande do Norte, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, que deve mudar para o PP. Além disso, o partido pretende eleger a maior bancada da Casa para tentar assegurar a recondução de Pacheco à presidência no biênio que terá início em 2023.

O senador petista ficou em evidência recentemente quando se destacou ao assumir a relatoria do “pacote de combustíveis”, que foi aprovado pelo Senado.

Apesar de ser um quadro novo da legenda, Jean Paul Prates rejeita disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, o que travou as negociações por uma solução amigável. Um dos motivos é que o PT já tem um nome forte para a Câmara Federal, a deputada Natalia Benevides.

O portal Valor Econômico apurou que, diante do impasse, o PT chegou oferecer um possível cargo para Prates numa eventual gestão Lula. Por ser especialista no mercado de petróleo e gás, o senador poderia ganhar um posto importante na direção da Petrobras ou no Ministério de Minas e Energia. A oferta, no entanto, não agradou.

Prates se sentiu desamparado pelo partido. O assunto foi discutido entre Prates e o próprio ex-presidente Lula, que teria compreendido os anseios do senador, apesar de não ter interferido no conflito.

Do lado de Fátima Bezerra, a explicação é que a escolha por Carlos Eduardo Alves para concorrer ao Senado teve o aval de Lula. Inicialmente, o petista havia sugerido o nome de Garibaldi Alves, cacique do MDB local. Ele negou o convite alegando não ter mais disposição. Preferiu disputar uma vaga na Câmara Federal.

A estratégia da governadora de vetar o nome do senador Jean Paul Prates para se aliar a um potencial adversário na disputa pelo governo deixou a oposição travada. Até o momento, o ministro Rogério Marinho (PL), que vai concorrer ao Senado, ainda não sabe quem vai figurar na cabeça de chapa. Um dos nomes cotados é o do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB).

Nos bastidores petistas, o entendimento é de que o senador Jean Paul Prates nunca conseguiu se viabilizar eleitoralmente. Suplente de Fátima Bezerra no Senado, assumiu a vaga em 2019 quando a governadora iniciou o mandato. Na semana passada, em conversa com Prates, a governadora elencou os motivos que a levaram a preferir Carlos Eduardo Alves na chapa.

Aliados da petista acreditam que o movimento também deixa o prefeito de Natal, Álvaro Costa Dias (PSDB), em situação delicada. Estimulado a deixar a prefeitura para concorrer ao governo, ele teria que passar o bastão para a vice-prefeita, Aila Cortez (PDT). Ela é bastante ligada a Carlos Eduardo Alves. O MDB no Rio Grande do Norte ainda não embarcou oficialmente no palanque da governadora. A sigla passou a reivindicar a vaga de vice. A ideia era colocar o deputado federal Walter Alves, filho de Garibaldi Alves. A governadora tem resistido e quer manter seu vice, Antenor Roberto (PCdoB).

No arranjo eleitoral, Garibaldi Alves vai disputar vaga na Câmara Federal e o filho, Walter Alves, a assembleia legislativa. Há acordos com o governo estadual para, se eleito, assumir a presidência da Assembleia Legislativa.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.