Rio Grande do Norte

Projeto Borborema, em Currais Novos, prevê R$ 500 milhões e 3 mil empregos

Empresa se comprometeu com o Estado em priorizar a mão de obra local, em fazer parcerias para capacitação e incentivar a mão de obra feminina para dinamizar a economia da região

O governo do Rio Grande do Norte e a empresa canadensa Aura Minerals assinaram um protocolo de intenções que visa o desenvolvimento do Projeto Borborema.

O vice-governador Walter Alves (MDB) conduziu, na Governadoria, a sua primeira reunião oficial pelo Governo do Estado. Durante encontro com representantes da empresa canadense Aura Minerals, foi assinado um Protocolo de Intenções de instalação da empresa em Currais Novos, para implantar o Projeto Borborema que será responsável pela geração de milhares de empregos no Seridó.

Nosso objetivo é esse: gerar emprego e renda. A governadora Fátima Bezerra teve uma dificuldade imensa no governo anterior, mas conseguiu reequilibrar o estado, e agora com a parceria com o governo federal o estado vai alavancar, vai crescer. Nós queremos que as empresas possam vir para que o estado se desenvolva cada vez mais”, disse Walter Alves.

O Borborema é um projeto a céu aberto de ouro, localizado 30 quilômetros a leste do município de Currais Novos, no Seridó do Rio Grande do Norte, com mais de 1,87 milhão de onças de ouro de Recursos Minerais Medidos. “Onça” é o sistema de medida do ouro, e 1 onça é equivalente a 28,349g.

Com investimento previsto de R$ 500 milhões, a empresa estima a criação de quase 3 mil empregos diretos e indiretos no período de construção e mais de 6 mil empregos diretos e indiretos no período de operação do projeto.

O projeto entra no portfólio da Aura como projeto de crescimento e tem como o objetivo a entrada em operação no quarto trimestre de 2024, segundo seus representantes. Com a assinatura do documento, se comprometeu com o Estado em priorizar a mão de obra local, em fazer parcerias para capacitação e incentivar a mão de obra feminina para dinamizar a economia da região.

Durante a reunião, Jaime Calado, secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, deu ênfase à segurança jurídica que o Estado oferece, lembrando das 25 empresas em funcionamento na área de energia eólica, sendo 14 delas as maiores do mundo. Reforçou também a importância do PROEDI, programa de benefícios fiscais do governo do estado para empresas e estabelecimentos industriais existentes ou que se instalam no Rio Grande do Norte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.