Parnamirim

Varíola dos Macacos: Sesap confirma caso de criança infectada em Parnamirim

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, outras cinco crianças que frequentam a mesma escola, também apresentaram sintoma

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) confirmou, na tarde desta sexta-feira (19), um caso de monkeypox, a varíola dos macacos, em uma criança no Rio Grande do Norte.

O menino de 11 anos, residente na cidade de Parnamirim, começou com os sintomas há duas semanas. Na ocasião, foram feitas as coletas e o resultado positivo divulgado nesta sexta-feira.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima, outras cinco crianças que frequentam a mesma escola [nome não foi divulgado], também apresentaram sintoma. “Outras crianças surgiram com as lesões cutâneas, já estamos investigando, estamos avaliando, para que a gente possa descartar os casos e dar continuidade ao isolamento que deve ser até que todas as lesões desapareçam do corpo“, explicou Kelly

Ainda de acordo com a Sesap, todas as crianças são do sexo masculio e o estado de saúde delas é considerado estável. As coletas para exames serão feitas hoje, assim como nos parentes que também tiveram contato com o meninino de 11 anos, para tentar descobrir como ocorreu o contágio.

Até o momento, são 14 casos de monkeypox confirmados no Rio Grande do Norte. Nove em Natal, quatro em Parnamirim e um em Mossoró. O número de casos suspeitos chega a 59.

Sintomas mais comuns

Depois do período de incubação (em torno de 7 dias), os sintomas inespecíficos (febre, prostração, perda de apetite) duram pelo menos de 3 a 4 dias. É após esse período que as lesões aparecem. Depois de 3 a 4 semanas, elas cicatrizam, as crostas se desprendem e forma uma cicatriz.

São sintomas clássicos da doença:

  • febre,
  • dor de cabeça e dores no corpo,
  • dor nas costas,
  • calafrios,
  • cansaço,
  • feridas na pele (erupções cutâneas) e
  • gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Rafael Nicácio

Co-fundador e redator do Portal N10, sou responsável pela administração e produção de conteúdo do site, consolidando mais de uma década de experiência em comunicação digital. Minha trajetória inclui passagens por assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte (ASCOM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde atuei como estagiário.Desde 2013, trabalho diretamente com gestão de sites, colaborando na construção de portais de notícias e entretenimento. Atualmente, além de minhas atividades no Portal N10, também gerencio a página Dinastia Nerd, voltada para o público geek e de cultura pop.MTB Jornalista 0002472/RNE-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.