Dois novos tremores de terra foram registrados no Rio Grande do Norte nesta segunda-feira (26), após uma série de eventos sísmicos na região litorânea do estado no último domingo.
Os eventos de hoje, segundo o Laboratório Sismológico da UFRN, ocorreram às 13h28 UTC (10h28 no horário de Brasília) com um tremor de magnitude preliminar 2.7 mR, registrado pelas estações sismográficas operadas pelo LabSis/UFRN, e outro às 15h46 UTC (12h46, hora local).
O primeiro evento teve seu epicentro em alto mar, conforme a imagem a abaixo.
O segundo abalo sísmico foi registrado na região do município de Equador, no Rio Grande do Norte, com magnitude preliminar 2.3 mR. O último evento registrado no estado ocorreu no início do mês (09/07), às 16h15 UTC, no município de Parazinho. O evento, que teve sua magnitude preliminar calculada em 2.0 mR, foi sentido por moradores do município de Pedra Preta. Até o momento desta publicação não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido o evento desta segunda-feira no município ou na região do município de Equador.
Falha de Samambaia
Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km. Próximo a ela se encontra a falha geológica de Poço Branco, que apesar de ser bem menor também contribui por alguns tremores naquela região.
As atividades sísmicas ao redor da falha de Samambaia são constantes e em alguns casos podem causar tremores de magnitude elevada, como a de 1986, que ocasionou o terremoto mais conhecido no Rio Grande do Norte em João Câmara. O sismo de maior magnitude em uma série de eventos foi sentido inclusive em Natal, aconteceu no dia 21 de agosto e alcançou 4.3 na Escala Richter. No mês seguinte, foram dois eventos sísmicos: 4.3 e 4.4, respectivamente. O terremoto principal ocorreu no dia 30 de novembro, com magnitude de 5.1, seguido por milhares de réplicas.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.